Saiba como desenvolver as habilidades do profissional do futuro

Postado em 26 de jan de 2021
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Devido aos avanços tecnológicos e tudo o que estamos vivendo desde que a pandemia de covid-19 surgiu, uma dúvida pode estar pairando pela sua mente: como será o futuro do trabalho?

Será que o trabalho presencial acabou para sempre? Será que agora todo mundo vai precisar ser expert em tecnologia? Será que os meus conhecimentos serão substituídos por uma máquina?

Não podemos negar como, especialmente, os dois últimos anos modificaram a nossa percepção sobre o futuro do trabalho. Várias funções podem ser realizadas de casa, mas mesmo quem continuou presencialmente teve que se adaptar e aprender novas tecnologias.

E não apenas novas tecnologias, mas habilidades também. Tivemos que aprender a gerir melhor nosso próprio tempo, a colaborar à distância e investir em aprendizado constante.

Então, como será que isso tudo, junto com os avanços que já vinham acontecendo antes, afetarão a maneira como trabalhamos? E como podemos nos preparar para essas mudanças?

Pensando em ajudar você a se adaptar a essa nova realidade e estar a frente das novidades, trouxemos uma lista de conhecimentos essenciais apontados por especialistas como as habilidades do profissional do futuro.

Neste artigo, você conhecerá um pouco melhor o que esperar do mercado de trabalho nos próximos anos e o que você precisa aprender, ou aprimorar, para se destacar. Confira:

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Como será o futuro do trabalho?

Não é de hoje que se fala sobre o futuro do trabalho estar interligado com a tecnologia, e a verdade é que a maior tendência para o mercado atual e futuro é ter a tecnologia como aliada.

Já vimos diversas vezes no cinema, na televisão e na literatura, por exemplo, o ser humano ser substituído pela máquina.

Essas histórias normalmente têm um teor distópico, com a inteligência artificial prejudicando humanos, e a raiz desse teor está no nosso medo de perder nossa posição para um computador.

Porém, embora a automação de tarefas repetitivas seja algo que já está nas mãos de softwares, o ser humano não foi, e nem será, cortado dessa equação.

A tecnologia e a automação estão trazendo muitas mudanças para o mercado de trabalho, inclusive fazendo profissões desaparecerem e criando novas, mas a palavra-chave aqui não é medo, é adaptabilidade.

A tecnologia já faz parte de diversos âmbitos das nossas vidas, como o entretenimento e o aprendizado, então não poderia ficar de fora do trabalho também.

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As habilidades do profissional do futuro

Para além do que um profissional sabe fazer, o essencial mesmo é que ele esteja preparado com as habilidades que o mercado de trabalho do futuro vai exigir.

O Instituto McKinsey fez uma pesquisa com 18 mil profissionais de 15 países diferentes e chegou na seguinte conclusão:

O profissional do futuro será capaz de agregar valor para além do que as máquinas e automações podem fazer, será capaz de operar no digital e estará sempre se adaptando às novas maneiras e ambientes de trabalho.

E isso está muito além de se preocupar em aprender tecnologia, envolve uma série de competências que o McKinsey também investigou.

O instituto identificou 56 competências e atitudes que farão o profissional navegar bem no futuro do trabalho e as dividiu em quatro categorias: cognitivas, interpessoais, de autogestão e digitais.

Porém, para facilitar o entendimento, nós reunimos essas competências em seis grupos, os quais vamos apresentar para você abaixo:

1. Pensamento crítico e analítico

Essa primeira habilidade diz respeito especialmente a como o profissional lida com problemas e informações no seu dia a dia. Ter um pensamento crítico e analítico significa encarar uma situação desafiadora com racionalidade e sendo ancorado por dados para tomar uma decisão.

2. Comunicação e colaboração

Uma tendência importante para a gestão de empresas é ter um olhar mais horizontal, e diante dessa tendência a colaboração e a boa comunicação são essenciais.

No futuro do trabalho, o profissional deverá saber colaborar com seus colegas, deverá saber como ouvir e como atuar, além de saber comunicar decisões e falar em público.

3. Adaptabilidade

A essa altura já entendemos que se adaptar à diferentes realidades é muito importante para o profissional que irá atuar no futuro do trabalho.

Ser adaptável significa não ser resistente a mudanças e entender todos os aspectos do local onde você se encontra. Também significa buscar aprender novas maneiras de fazer algo. É essencial em um mundo que tem o modelo híbrido e o trabalho remoto como característica.

4. Inteligência emocional

Falamos aqui sobre a importância da comunicação e, de certa forma, o desenvolvimento da inteligência emocional anda de mãos dadas com a boa comunicação.

Isso porque o profissional do futuro precisa entender seus colegas e gestores antes de tirar uma conclusão, precisa saber como ter empatia e resolver conflitos, e precisa entender seu papel dentro da organização.

Além disso, é uma habilidade que fala sobre controlar, e entender, seus próprios sentimentos.

5. Autogestão

Os meses vivendo em home office por conta da pandemia puderam nos trazer um pouco de aprendizado sobre autogestão, gestão de tempo e responsabilidade com entregas. E é importante entender que ela veio para ficar e ser uma habilidade essencial no futuro.

Isso porque a autogestão não diz respeito apenas ao dia a dia e à rotina, mas à maneira como você leva a sua carreira. É preciso desenvolver não apenas comprometimento e integridade, mas a autoconfiança, o autocontrole e o autoconhecimento.

Você precisa saber quem é enquanto profissional, quais são seus limites e o que você precisa desenvolver dentro de você mesmo. Também entram aqui atitudes profissionais, como a calma diante de situações desafiadoras, otimismo e paixão pela função exercida.

6. Fluência Digital

Por fim, essa habilidade não é exatamente algo que você desenvolve em você, mas na rotina.

Ela traz consigo outros aspectos, como o aprendizado constante, a curiosidade e a busca por soluções inovadoras. Também está ligada ao pensamento crítico e à análise de dados.

Como dissemos acima, você não precisa ser um profissional de ciência da computação, mas precisa entender como navegar bem nas tecnologias digitais.

E agora que você já descobriu quais habilidades serão essenciais para o futuro do trabalho, como desenvolvê-las? Veja abaixo!

 

 

 

Como desenvolver as habilidades do futuro?

O primeiro passo para desenvolver qualquer competência, seja ela uma das habilidades do profissional do futuro ou não, é o autoconhecimento.

Conhecendo você mesmo e a sua trajetória, fica mais fácil compreender o seu comportamento. É através do autoconhecimento que você encontra as respostas para quais seus pontos fortes e fracos, no que você é bom e o que precisa desenvolver.

Então, tente se conhecer melhor e avaliar melhor as suas experiências passadas em busca daquilo que você acreditar ter ou não enquanto habilidades.

Uma outra maneira de desenvolver as habilidades do profissional do futuro, que pode ser utilizada em conjunto com o autoconhecimento, é pedir feedbacks.

Peça para seu gestor, colegas e, até mesmo, amigos e familiares, avaliarem sua performance ou competências atrás de pontos a melhorar e a aperfeiçoar. Assim, você consegue ter uma visão de fora sobre as suas habilidades.

E então, conseguiu enxergar se você já tem algumas das habilidades do futuro? Conta para gente aqui nos comentários!

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Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

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Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.