Segunda graduação em Engenharia: veja as melhores opções de curso

Postado em 10 de ago de 2023
Loading...

Está pensando em fazer uma segunda graduação em Engenharia, mas não sabe muito bem como fazer os tramites e nem qual dos cursos escolher? Então, você está no lugar certo.

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona a segunda faculdade, quem pode fazer uma segunda graduação em engenharia e qual dos cursos é o mais indicado para você.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como funciona a segunda graduação

Como o nome já indica, a segunda graduação é a segunda vez que uma pessoa faz faculdade.

Consiste em alguém que já tem um diploma de ensino superior voltar para a graduação para fazer um novo curso, seja porque quer mudar de carreira, expandir conhecimentos sobre sua área de atuação ou estudar um novo tópico por prazer.

A forma como a segunda graduação funciona é bastante parecida com a primeira, mas com algumas vantagens. Uma delas é que, na maior parte das instituições de ensino, você não precisa prestar vestibular. Nesse caso, o diploma é a forma de ingresso.

Existe, também, o benefício de que muitas instituições de ensino oferecem bolsas de estudo ou descontos progressivos para quem ingressa em uma segunda graduação, facilitando o acesso a uma nova jornada de conhecimento.

Por fim, a segunda graduação tende a ser mais curta do que a primeira, especialmente se você optar por um curso na mesma área da sua primeira formação. Por exemplo, se você fez Engenharia Civil e quer fazer Engenharia Elétrica pode pedir aproveitamento de disciplinas.

Dessa forma, consegue diminuir o tempo do curso praticamente pela metade, pois a maior parte das disciplinas base da formação já foram cursadas da primeira vez.

🔵 Leia mais: Quando vale a pena fazer uma segunda faculdade

Quem pode fazer a segunda graduação em engenharia

Antes de tudo, é importante dizer que não existe uma restrição quanto a quem pode, ou não, fazer uma segunda faculdade na área da Engenharia.

Apesar de parecer um clube fechado, as engenharias não são cursos voltados para quem já tem experiência na área ou fez outra faculdade parecida. Porém, existem alguns fatores que facilitam a jornada de quem decide fazer uma segunda faculdade na área.

Por exemplo, se a sua primeira formação for na área das ciências exatas, você já vai ter tido contato com as temidas disciplinas de cálculo. E se você já vem da Engenharia, vai conseguir terminar o curso mais rápido, pois já vai ter cursado as disciplinas em comum.

Mas nada disso, é importante dizer, impede que você mude de área e faça uma segunda graduação em Engenharia para começar a atuar em uma nova profissão.

 

 

 

Melhores cursos de engenharia para segunda faculdade

E agora que você já conhece como funciona a segunda graduação e sabe que não existem impedimentos para começar na área, veja algumas indicações de cursos de Engenharia que funcionam muito bem como segundas faculdades.

Confira a listagem abaixo:

1. Engenharia Civil

A Engenharia Civil é a área que objetiva garantir a proteção, autonomia, mobilidade e inovação à sociedade através da construção de prédios, pontes, casas e estruturas no geral.

É uma faculdade bastante indicada para quem vem da Engenharia, mas também para quem fez Arquitetura ou Design de Interiores na primeira formação.

2. Engenharia de Software

a Engenharia de Software também lida com estruturas e construções, mas digitais. Ou seja, quem se forma na área trabalha com desenvolvimento e manutenção de software e sistemas.

É uma ótima opção para quem deseja mudar de área e trabalhar com tecnologia, independente do curso feito na primeira formação. Isso porque os engenheiros de software são uma das profissões em alta com maior empregabilidade atualmente.

3. Engenharia Elétrica

Por sua vez, a Engenharia Elétrica lida com todo o caminho que a energia elétrica faz até chegar aos domicílios, empresas e ambientes externos. Dessa forma, o engenheiro elétrico aprende a lidar com todos esses pormenores.

É uma ótima segunda formação para quem já trabalha com Engenharia e quer expandir sua atuação, mas também para quem quer mudar de carreira.

4. Engenharia de Produção

Tida como a mais completa das engenharias por lidar com processos diversos, a Engenharia de Produção é quem ensina os meios de organizar a linha de produção e garantir a qualidade dos produtos e serviços produzidos por uma empresa, independente de seu ramo de atuação.

É uma formação altamente indicada para quem já tem diploma em engenharia porque amplia as possibilidades de atuação, mas também para quem tem vem das áreas de Administração e da Gestão da Produção Industrial.

5. Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica é indicado para quem gosta de processos mecânicos, como planejamento, construção, implementação e manutenção de maquinário e instrumentos. Você pode atuar desde a indústria automotiva até no campo da computação.

É uma ótima segunda formação para quem já trabalha com Engenharia, mas também é indicado para quem já trabalha com maquinário e quer expandir sua atuação.

6. Engenharia Agronômica

A faculdade de Engenharia Agronômica é voltada para quem gosta dos processos agrícolas, isso porque ela mostra como inovar ao aplicar princípios e processos básicos da produção agrícola.

É uma ótima opção para quem já é engenheiro e quer atuar nas ciências agrárias, mas também vem das áreas de Agronomia e Gestão do Agronegócio e quer inovar no campo.

7. Engenharia Química

No curso de Engenharia Química, o estudante entra em contato com todos os aspectos da profissão, desde identificar reações e analisar compostos químicos até projetar equipamentos de produção alimentícia e de bebidas na indústria.

Essa é uma boa ideia de segunda graduação para quem tem formação em Química.

8. Engenharia de Alimentos

A faculdade de Engenharia de Alimentos estuda as etapas da cadeia produtiva dos alimentos, em especial nos que passam por algum processo de industrialização ou que demande manipulação.

Além de ser uma oportunidade para quem já é engenheiro, é uma ótima opção para quem vem da área de Nutrição e Gastronomia.

Todas as formações citadas acima são bacharelados que tem uma média de cinco anos de duração. Eles podem ser cursados no formato presencial, mas também semipresencial.

E então, conseguiu descobrir qual segunda graduação em Engenharia fazer? Conte para gente aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.