Como fazer um bom currículo para chamar a atenção dos recrutadores

Postado em 31 de mar de 2023
Loading...

Quer causar uma boa impressão entre os recrutadores das melhores empresas do Brasil? Comece com um bom currículo!

O currículo é a primeira impressão que um profissional deixa para a empresa na qual deseja trabalhar, portanto, deve ser claro, assertivo e corresponder às expectativas do contratante.

Siga com a leitura e saiba como fazer um bom currículo:

Descubra se o EAD é para você!

Currículo ou curriculum: qual o correto?

A palavra “curriculum” vem do latim e significa trajetória. Somado ao termo “vitae”, quer dizer trajetória de vida. Nesse sentido, ele traz o histórico acadêmico e profissional da pessoa em ordem cronológica descendente, ou seja, da mais recente para a mais antiga.

Tanto faz escrever currículo ou curriculum, pois ambos termos estão corretos. O primeiro é uma adaptação da expressão para a Língua Portuguesa, o segundo em latim. Muitos profissionais preferem manter a tradição do curriculum vitae, enquanto outros dão maior importância à legibilidade do conteúdo do documento, priorizando todas as palavras em português.

Formatos de currículo

Embora exista uma estrutura padrão a ser seguida, é possível optar por três formatos de currículo. A escolha vai depender do que você quer destacar, a sua experiência profissional ou as suas competências:

1. Currículo cronológico

Como o nome já indica, é um modelo que apresenta as informações organizadas por períodos.

Nesse formato, as experiências profissionais são descritas das mais recentes para as mais antigas. Ou seja, emprega-se a cronologia inversa.

2. Currículo funcional

Aqui, a ordem das experiências profissionais fica em segundo plano. O que importa mesmo é a forma com que as competências são destacadas.

A ideia, portanto, é enfatizar as habilidades do profissional, de modo que ele seja prontamente percebido como um candidato ideal para a vaga em questão.

3. Currículo combinado ou misto

Esse modelo utiliza uma combinação dos dois formatos anteriores. Ao mesmo tempo em que ressalta as capacidades do profissional, apresenta, de forma organizada e cronológica, as experiências anteriores.

A estrutura de um bom currículo

Segundo a Robert Half, líder mundial em recrutamento, o segredo para um bom currículo consiste em descrever experiência e resultados em, no máximo, duas páginas.

É um desafio e tanto. Afinal, resumir todo o histórico profissional pode exigir grande esforço.

Além das experiências, um bom currículo deve conter dados pessoais, objetivo, formação acadêmica e outras informações relevantes.

1. Comece com suas informações pessoais

Todo bom currículo teve conter suas informações pessoais, geralmente em uma seção de destaque, para facilitar a leitura da pessoa encarregada pelo recrutamento. Liste seu nome completo, seus contatos profissionais, como e-mail, telefone e endereço.

Além de serem informações básicas, elas não podem estar erradas! Sua oportunidade pode estar a apenas um número de telefone ou endereço de e-mail. Então muita atenção.

Existe também a possibilidade de colocar uma foto no currículo. Alguns especialistas aconselham a colocar, outros já dizem que é melhor não colocar. Então fica ao seu critério a escolha. Se acreditar que é necessário, fique à vontade!

2. Escreva o seu objetivo profissional

Muitas pessoas têm dificuldade para escrever seus objetivos no currículo. Esse é um problema muito comum! Como fazer um bom currículo pode ser uma preocupação, as pessoas acabam pensando demais. Um bom objetivo é muito simples e você não precisa de muito!

Tenha em mente quais são suas aspirações de vida profissional. Se você procura uma oportunidade de recolocação profissional, quer mudar de carreira ou ocupar um cargo específico, esse é seu objetivo. Se busca melhores oportunidades dentro de um mesmo setor, igualmente. Não existe segredo.

Muitas pessoas acabam colocando frases feitas, na intenção de tentar impressionar recrutadores. Mas a verdade é que essa tática pode acabar sendo muito engessada e causar justamente o contrário. Um recrutador lê dezenas, centenas de currículos para uma única vaga.

Por isso, evite ser prolixo ou inserir vários cargos ou funções. Personalize o objetivo profissional do seu currículo de acordo com a vaga para a qual está se candidatando.

❌ERRADO: auxiliar de escritório, motoboy, auxiliar de serviços gerais, assistente administrativo.

✅CORRETO: Atuar como assistente administrativo.

3. Coloque sua formação acadêmica

Uma vez que você tenha colocado as informações básicas: seu nome, contatos e depois feito seu objetivo, ou seja, o que você busca no mercado de trabalho, o próximo passo é falar um pouco sobre seu histórico educacional!

É importante que a ordem de listagem comece pela etapa mais recente, que diz sobre seu nível mais avançado, em ordem cronológica. Se possuir mais de um curso de pós-graduação, comece pela mais recente. Em seguida, o curso de graduação superior no qual você possui formação.

Se você não possui nenhum curso superior, comece pela instituição de ensino na qual você concluiu o ensino médio. Essas informações fazem toda a diferença na hora de fazer um bom currículo. Quanto maior for o seu nível de instrução, maiores são as chances de garantir uma boa vaga.

4. Formação complementar ou cursos extracurriculares

Nesta seção são inseridos os cursos que você possa ter feito além da formação tradicional (Ensino Fundamental, Médio e Superior) e que sejam relevantes para o cargo que você busca.

Não adianta dizer que você fez curso de marcenaria se está pleiteando uma vaga como analista de gestão de pessoas, por exemplo.

 

5. Liste experiências profissionais

Esta é uma das etapas mais importantes de como fazer um bom currículo, pois é onde você insere sua experiência profissional, isto é, os cargos e atividades que você exerceu nos últimos anos.

Quem está em início de carreira pode citar estágios, programas de trainee e trabalhos voluntários que demonstrem que já atuou na área pretendida. Profissionais com mais tempo de mercado devem citar as experiências mais recentes, mencionando a empresa, cargo ocupado e realizações.

Aqui, é importante ressaltar resultados obtidos, projetos liderados e promoções recebidas. A menção ao cargo geralmente já explica bastante bem aos recrutadores quais eram as atividades desempenhadas.

6. Adicione outras informações relevantes

Existe ainda um campo dedicado para tudo aquilo que pode ser importante e que vale a pena ser mencionado. Um bom currículo é aquele que deixa o menor número de dúvidas possível, mas desperta interesse do recrutador!

Nesta seção cabe um número variado de informações: certificações de cursos técnicos, prêmios por reconhecimento, trabalho voluntário, informações sobre habilitação de motorista, se for o caso. Ou até mesmo, se a oportunidade de trabalho for em outra cidade, é nesse campo que você escreve sobre sua disponibilidade de mudança.

Cursos de idioma também entram aqui! Então se você possui algum, é bom especificar também o seu nível de proficiência. Mas caso você não tenha, sem problemas. É melhor ser sincera, afinal, mentiras em um currículo são facilmente detectadas na hora da entrevista.

Não coloque coisas apenas para aumentar o tamanho do currículo. Não há nada de errado com um currículo sucinto! Já um currículo mentiroso pode te custar a vaga e a credibilidade!

7. Formate o seu currículo

Um bom currículo precisa reunir bastantes informações, e tudo isso pode ficar meio confuso de ser colocado em uma única página. Por isso o ideal é usar apps e sites especializados em currículos, que já fornecem modelos prontos para edição.

Os principais são:

  • Word: a ferramenta de edição de texto da Microsoft possui modelos prontos de currículo, editáveis, em toda a internet. Disponível também para mobile.
  • Canva: o site conta com dezenas de modelos editáveis e também conta com aplicativo para você editar tudo pelo celular. É necessário criar uma conta para usar de forma gratuita. O site também conta com versão premium.
  • Curriculum Grátis: como o próprio nome diz, ele entrega o que promete além de ser muito simples. Ele facilita bastante para quem não quer editar tanto texto, possui uma interface simples e ágil.
  • Zety: o site é especialista em currículos e pode tirar várias dúvidas, além de disponibilizar modelos muito bons!
  • Google Docs: a ferramenta de edição de texto online do Google também conta com modelos de currículo, facilmente editáveis.

🔵Leia também: 5 aplicativos para currículo para montar o seu pelo celular!

8. Elimine o excesso de informação

Um bom currículo é um resumo da sua vida educacional e profissional, ele precisa conter apenas o necessário.

Por isso é bom, além do "Objetivo", elaborar em um campo próximo, um pequeno resumo do seu currículo. Assim, o recrutador consegue ter ideia das suas principais qualidades e desempenho de funções, de forma ainda mais fácil e resumida.

Se a pessoa encarregada pelo recrutamento da vaga conseguir ler as suas informações de maneira tranquila e gostar do seu currículo, essa pessoa vai querer saber mais sobre você e aí sua entrevista está garantida!

Mas se o currículo estiver carregado demais e dificultar a leitura, talvez o oposto aconteça e seu currículo seja descartado só porque você não tomou cuidado com o volume de informação.

Deixe apenas o essencial, buscando ao máximo despertar o interesse de recrutadores em potencial.

Existem outros documentos que podem ser enviados juntamente com o currículo que podem conter informações valiosas também, como a carta de recomendação.

Você pode enviá-la anexada no e-mail, mas evite juntar tudo no mesmo documento. Ou seja: inclua dois anexos na mensagem, um para o currículo e um para a carta de recomendação.

9. Revise a ortografia e gramática

Ortografia e gramática não são só questão de formalidade! Saber como escrever corretamente é, inclusive, requisito para várias profissões. Alguém que lida com e-mails o dia todo não pode simplesmente escrever de qualquer jeito. A escrita é, também, a base do currículo. Afinal, o documento é formado a partir de um texto.

Os erros mais comuns ao fazer um currículo

Tão importante quanto saber fazer um bom currículo é entender quais erros devem ser evitados a todo custo. Conheça os mais comuns

❌Incluir dados desnecessários

Você não precisa mencionar no currículo que mora com seus pais, dois cachorros e um passarinho.

Limite-se a fornecer apenas as informações pessoais indispensáveis. Como já falamos: nome completo, data de nascimento, telefone e e-mail.

❌Erros de digitação

Já sabemos que erros de português são inadmissíveis, certo?

Mas atente-se também a erros de digitação, que podem demonstrar falta de atenção. Uma simples letra trocada pode custar a sua chance naquela vaga dos sonhos.

Com tanta gente disputando a mesma vaga que você, todo detalhe faz diferença.

❌Omitir informações

Alguns profissionais pecam pela omissão de certos dados, como a data de nascimento. Esconder a idade para que ela não seja um impeditivo não é uma boa ideia.

Essa atitude pode, inclusive, surtir o efeito contrário, fazendo com que o currículo seja eliminado por falta de informações.

❌Esquecer de incluir alguma coisa

Assim como a omissão, o esquecimento de dados no currículo pode ser crucial.

Já pensou se você deixa de pôr seu telefone correto ou e-mail no documento? Como é que o recrutador vai encontrá-lo?

Por isso, certifique-se de que o seu currículo tenha a estrutura adequada e de que todos os itens estejam completos.

Como se destacar com seu currículo

Você deve ter percebido que um currículo simples é a melhor maneira de impactar positivamente um recrutador. Isso porque esses profissionais recebem centenas de currículos e estão atentos a quem é claro e assertivo na disposição das informações.

Caso você queira complementar seu currículo e se destacar entre outros candidatos, escreva uma carta de apresentação. Nela você pode mencionar mais detalhadamente sua experiência de forma narrativa, dizer porque gostaria de trabalhar nesta empresa em particular e mencionar outros dados que considere relevantes, como intercâmbios, experiências internacionais, entre outros.

Recrutadores querem pessoas que vão direto ao ponto. Se eles tiverem qualquer tipo de dúvida ou curiosidade, vão perguntar a você no momento da entrevista de emprego.

Como fazer um bom currículo com o ChatGPT

A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT é uma grande aliada na hora de montar um bom currículo, em especial para escrever o resumo.

O ChatGPT gera textos a partir de comandos, ou seja, de prompts. Então você precisa fornecer algumas informações sobre sua trajetória profissional para que a IA escreva um resumo para o seu currículo.

Essas informações são:

  • Sua profissão, ou o cargo que generaliza sua profissão;
  • Anos de experiência;
  • Atividades que você realizou em trabalhos anteriores;
  • Conquistas e resultados;
  • Objetivo profissional para a vaga a que você está se candidatando.

Tendo o texto gerado pelo ChatGPT, você consegue montar um bom currículo dentro de um modelo pronto e potencializar a sua busca por uma boa oportunidade no mercado.

Você também pode usar a IA para fazer o resumo do seu perfil do LinkedIn e postagens para redes sociais corporativas.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!