Currículo para estágio: veja como fazer e conquiste sua vaga

Postado em 4 de mar de 2021
Loading...

Está buscando uma oportunidade no mercado e ainda ter uma renda, mas não sabe como fazer um bom currículo para estágio? Não se preocupe, é normal ter dúvidas no início da carreira. E para sua sorte, esse texto foi feito especialmente para você. 

Sabemos que montar um currículo pela primeira vez pode ser desafiador, ainda mais se você não tem experiência profissional ainda. A verdade é que não existe uma fórmula perfeita. Mas existem algumas técnicas importantes que devemos seguir para elaborar um currículo de sucesso

Então continue a leitura e descubra em 5 minutos como fazer um bom currículo para estágio e conquistar sua vaga:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que precisa ter no currículo para estágio

O currículo para estágio deve demonstrar que você tem habilidades e conhecimentos valiosos para a empresa. Confira o que fazer:

  • Comece com o objetivo do currículo
  • Escreva sobre sua formação
  • Cite suas experiências profissionais
  • Descreva suas habilidades e competências
  • Inclua informações complementares

Informações pessoais

Na hora de criar um currículo para estágio, comece pelas informações pessoais. Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem ou então colocam informações incorretas.

As informações obrigatórias são as seguintes: 

  • Nome completo
  • Data de nascimento (ou idade)
  • Endereço completo
  • Telefone para contato
  • E-mail 

Além disso, você pode colocar outras informações que agreguem valor ao seu currículo, como disponibilidade para mudar de cidade e de horário.

É possível também citar sua pretensão salarial - mas só faça isso quando a vaga exigir essa informação, ok? 

Por fim, antes de enviar, não se esqueça de conferir se todos os dados estão corretos. Já pensou que chato seria perder uma oportunidade porque o número de telefone ou e-mail está errado? 

Objetivo

É aqui onde a maioria dos currículos são descartados. E leva menos de 10 segundos para um recrutador decidir se jogar fora ou não.

Por isso, é muito importante que você insira essa informação de maneira clara e direta. Um objetivo profissional bem definido é o que vai fazer seu currículo se destacar em meio a tantos candidatos.

Você precisa dizer em qual vaga ou setor você deseja atuar, por exemplo: Estágio em Administração, além de descrever como você espera ajudar a empresa.

Formação acadêmica

Para um bom currículo para estágio, a formação acadêmica também deve ser simples e objetiva, apenas com informações relevantes. Se atente para não citar cursos e especializações que não têm a ver com a vaga desejada.

Por exemplo, alguém que cursou Marketing, mas que está migrando para a área de Administração, não precisa colocar essa primeira formação no currículo - a não ser que ela lhe seja de fato útil para conseguir a vaga. 

Informe a sua especialidade, os cursos que fez nessa área, além da graduação com nome da instituição e ano de conclusão. 

Se ainda não finalizou um curso ou faculdade, informe mesmo assim qual é o curso, a instituição e a data em que espera concluir a formação.

Ah, importante! Você não precisa especificar no seu currículo se o seu curso é presencial, semipresencial ou EAD. Aos olhos do Ministério da Educação (MEC) e do empregador, o diploma têm a mesma validade independentemente da modalidade.

🔵Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

Experiência profissional

Um currículo para estágio completo e de qualidade não precisa ter muitas experiências, mas sim ser bem pensado e elaborado, com informações coerentes e relevantes.

Por isso, na hora de inserir suas experiências profissionais, pense nas que são mais importantes para aquela vaga em questão. Cite primeiro as mais recentes e depois as mais antigas.

Inclua também outras informações sobre essas experiências, como:

  • Cargo ocupado
  • Nome da empresa
  • Data de início e fim da experiência
  • Atribuições e responsabilidades

🔵Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Outras informações

É comum que candidatos a vagas de estágio não tenham experiência profissional (mas será que não têm mesmo?). Aliás, nem toda vaga de estágio exige experiência.

Mas se for o seu caso, é simples: substitua o campo “experiência profissional” por um “resumo de qualificações”.

Aqui você pode adicionar informações complementares, como suas habilidades interpessoais, hobbies, interesses e conhecimentos técnicos. 

Cite vivências que te proporcionaram habilidades e qualidades relevantes à vaga.

Por exemplo:

  • Participação em Workshops, eventos e palestras
  • Cursos de idioma
  • Intercâmbio
  • Conhecimentos em informática
  • Habilidades interpessoais
  • Atividades voluntárias
  • Participação em concursos
  • Entre outras

Quais as características de um bom currículo

Um currículo para estágio deve ser encarado como um documento pessoal para mostrar uma visão geral sobre quem você é enquanto profissional. 

Por isso, pense em como organizar as informações de forma direta, honesta e coerente com a vaga desejada. O segredo é ser simples e direto - currículos extensos e cheios de coisas desnecessárias não são bem vistos. 

Além do mais, vale lembrar: jamais, em hipótese alguma, insira informações que não são verdadeiras. Parece óbvio, mas a maioria dos recrutadores já flagrou mentiras em currículos

Para não passar por isso, confira as características de um bom currículo para estágio.

Clareza e objetividade

Em no máximo duas páginas, você deve mostrar que é o candidato certo para a vaga. Clareza e objetividade é o que vai te destacar nos processos seletivos, isso porque currículos longos e vagos dão a impressão de que o candidato “encheu linguiça”. 

Portanto, não há espaço para erros. Escreva tudo de maneira simples, honesta e de fácil entendimento.

No mais, seja sincero sobre o nível real de seus conhecimentos. Se você não tem muita experiência ou sabe pouco sobre certos assuntos, não adianta tentar fingir, ok? Você pode acabar prejudicando a si mesmo e também as empresas que confiaram na sua palavra.

Equilíbrio de informações

Cuidado para não exagerar nos detalhes. Você não precisa descrever tudo o que já fez em seu currículo - equilíbrio é tudo!

A dica aqui é focar apenas no que é relevante para aquela vaga específica. Lembre-se: o objetivo do currículo é conseguir ser selecionado para uma entrevista

Além disso, caso esteja se candidatando para mais de uma vaga, atualize seu currículo de acordo com os requisitos de cada uma.

Estética e organização

Um bom currículo para estágio não precisa ter uma estética incrível (a não ser que você esteja ingressando na área de Artes ou Design, onde a beleza pode contar no currículo). 

Caso contrário, use folha branca com fontes simples e legíveis em preto, não use fontes decoradas, nem muito grandes ou pequenas.

Veja a seguinte formatação:

  • Fonte Arial ou Times New Roman
  • Fonte com tamanho 11
  • Espaçamento entrelinhas de 1,5
  • Margens de 1,5

Além disso, facilite a leitura colocando títulos em negrito e subtítulos para separar cada seção do currículo. Assim o recrutador consegue analisar seu currículo com mais facilidade. 

Pode acreditar que isso faz muita diferença.

O que os recrutadores buscam em currículos para estágio

Seu currículo precisa ser otimizado para a leitura dos recrutadores. Como são profissionais bem observadores, sabem só de bater o olho se um currículo deve ser selecionado ou não.

Então, é importante saber o que os recrutadores buscam no currículo para estágio para não cometer erros fatais.

De acordo com Regiane Maioli, Analista de Recrutamento e Seleção da Atlas Quantum, e Karina Vasque, VP of People da Loggi, para causar uma boa impressão nos recrutadores é preciso prestar atenção em alguns fatores:

Formatação

Lembre-se que esses profissionais analisam centenas de currículos diariamente e que para se destacar, é preciso que informações sejam coesas, fáceis de entender e bem organizadas.

Por isso, use formatação simples, clara e objetiva. Regiane reforça que o que faz um currículo ser realmente bom é a objetividade nas informações.

Palavras-chave

Ao passar os olhos pelo seu currículo, o recrutador tenta identificar características que tenham a ver com a vaga. 

Utilizar palavras-chave ajuda a leitura do recrutador e também de possíveis softwares de seleção de candidatos. As palavras-chave podem ser de habilidades adquiridas, softwares, competências, etc.

Destaque nos conhecimentos

Karina diz que “para vagas de estágio ou início de carreira, levamos em conta cursos e atividades extras que o candidato desenvolveu durante sua formação”.

Isso quer dizer que você deve destacar no seu currículo para estágio aquilo que demonstra que você é o candidato ideal e o que mais tem a ver com vaga. Pense nisso para customizar seu currículo com base nos requisitos de cada vaga.

🔵Leia também: Terminando o estágio? Saiba o que fazer para ser efetivado

Características de um bom estagiário

Um bom currículo faz a diferença na hora de se candidatar, mas só isso não é o suficiente. Veja como profissionais de excelência estão em constante aprendizado e aperfeiçoamento, realizando cursos e adquirindo habilidades cada vez mais valiosas para o mercado de trabalho.

Por isso, um estagiário para ter sucesso deve se manter sempre atualizado e adquirindo novos conhecimentos e experiências. O foco deve ser crescimento pessoal! Essa é maneira mais eficiente para crescer profissionalmente e se tornar um concorrente à altura das melhores oportunidades. 

Adquira experiência e capacite-se cada vez mais. Com o tempo, o reconhecimento chegará e você vai encontrar seu lugar ao sol!

Mas enquanto isso, veja algumas características para se tornar um bom estagiário:

  • Comprometimento
  • Tranquilidade
  • Bom senso
  • Pontualidade
  • Organização
  • Foco e atenção
  • Flexibilidade
  • Comunicação

Tendo isso em mente, identifique em você o que pode ser melhorado e comece a trabalhar nisso para se tornar um profissional requisitado.

🔵Leia também: Guia do estágio profissional: direitos do estagiário, currículo e entrevista

Conclusão

Se você chegou até aqui já sabe o que fazer para conquistar sua vaga. Viu só como criar um bom currículo para estágio não é um bicho de sete cabeças? Você só precisa observar os requisitos das vagas e seguir nossas dicas para montar um currículo de sucesso e conquistar sua vaga.

Não se esqueça de inserir apenas informações que são relevantes para a vaga, de destacar suas habilidades e conhecimentos, além de pensar na organização e na clareza do seu currículo. 

Agora é hora de pôr a mão na massa e começar a se preparar para a entrevista.

Leia também:
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!