É possível entrar na faculdade sem vestibular? Conheça 5 maneiras

Postado em 7 de mai de 2021
Loading...

Se você está querendo entrar na faculdade, deve ter se deparado com o desafio que é o vestibular. Existem instituições de ensino com processos simples, como o vestibular agendado, mas também existem aquelas com processos longos, de até quatro dias de provas.

Diante disso, você já deve ter se perguntado se existe como fazer faculdade sem vestibular? E a resposta é que, sim, existe! E não apenas uma forma, mas várias!

Neste artigo, você vai entender quais são todas as formas que existem de entrar no ensino superior sem precisar fazer o vestibular tradicional. Confira:

  1. Nota do Enem
  2. Ingresso diplomado
  3. Prouni
  4. Vestibular online
  5. Sisu

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Nota do Enem

A primeira forma que existe de entrar na faculdade sem vestibular é utilizar o Enem.

Mas não da forma como você está imaginando. O Prouni e o Sisu são formas válidas de ingressar no ensino superior sem fazer vestibular, mas você sabia que existem instituições de ensino que aceitam a nota do Enem como substitutas ao vestibular tradicional?

Sim, existem instituições nas quais você se inscreve e apresenta sua nota do Enem como forma de entrada. Em vez de essa nota ser usada em conjunto com sua nota do vestibular dessas instituições, ela é usada no lugar do vestibular.

Dessa forma, você não precisa fazer uma prova e nem uma redação, basta submeter sua nota.

O melhor de tudo é que essa forma de ingresso também possibilita que você ganhe uma bolsa de estudos. Isso porque essas mesmas instituições oferecem descontos progressivos de acordo com a sua nota. Então, quanto maior a nota, maior o desconto.

🔵 Leia mais: Como conseguir uma bolsa de estudo integral sem passar pelo Prouni

2. Ingresso diplomado

Essa é uma opção válida para quem já tem um diploma de ensino superior.

No ingresso diplomado, uma pessoa que já se formou na faculdade pode usar o diploma do curso como forma de ingresso. Ou seja, o diploma é o equivalente ao vestibular para a maior parte das instituições de ensino superior.

E assim como o ingresso pela nota do Enem, o ingresso diplomado pode gerar bolsas de estudos. Os descontos variam de instituição para instituição, então entre em contato para saber.

🔵 Leia mais: Segunda graduação: o que é e por que fazer?

3. Prouni

O Prouni é um programa criado pelo Governo Federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino privadas.

Ou seja, através dele, você garante uma vaga em uma instituição particular sem precisar pagar nada por isso e sem precisar fazer vestibular.

Para participar do Prouni, você precisa ter feito uma das duas edições mais recentes do Enem. Além disso, é preciso ter tirado uma nota superior a 450 pontos, não ter zerado a redação e se encaixar dentro das classificações socioeconômicas do programa.

 

 

 

4. Vestibular online

Não deixe o nome assustar você, essa forma de vestibular é muito acessível do que a tradicional.

O vestibular online é uma forma bastante simples de acessar o ensino superior. Em vez de optar pela complexidade, essa meio de ingresso aplica um questionário simples (ou uma redação dissertativo) de forma online.

Você pode fazer o vestibular do seu computador pessoal ou, dependendo da instituição, ir até o campus para fazer a prova pelo laboratório de lá. É um processo seletivo mais facilitado.

🔵 Leia mais: Como funciona o vestibular online? Descubra agora!

5. Sisu

Essa é uma opção para quem deseja uma vaga em uma instituição pública.

Assim como o Prouni, o Sisu é um programa criado pelo Governo Federal que concede vagas em instituições de ensino superior. Mas enquanto o Prouni concede bolsas, o Sisu reserva uma quantidade de vagas para quem se inscrever no programa usando a nota do Enem.

Ou seja, para participar do Sisu, você precisa ter feito a edição mais recente do Enem, ter tirado nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Diferente do Prouni, você não precisa se encaixar em uma classificação socioeconômica determinada para se inscrever.

E então, algumas dessas opções é a sua preferida? Deixe aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!