Se você é daquelas pessoas que gostam de estética corporal, e adoraria trabalhar na área, temos uma boa notícia: o segmento de cuidados com o corpo cresceu muito nos últimos anos e hoje oferece ótimas oportunidades. 

No entanto, à medida em que a procura aumenta, também surge a necessidade de aperfeiçoamento e estudo. 

Nossa dica, neste caso, é buscar um curso superior em Estética e Cosmética. Esta formação permitirá ao profissional estar atualizado ao que há de mais moderno neste segmento, além de quê, um diploma universitário abre muitas portas. 

Se você está de olho neste universo, mas não sabe exatamente por onde começar, leia este artigo até o final e descubra que um diploma em Estética e Cosmética pode estar mas perto do que você imagina. 

O que faz um profissional de estética e cosmética? 

O esteticista é quem atua para promover a qualidade de vida por meio de procedimentos estéticos, sejam eles corporais, faciais ou capilares.  

Um artigo da revista Exame aponta que o mercado de atuação para profissionais de estética cresceu mais de 560% nos últimos anos, demonstrando a expansão deste ramo tão importante, inclusive para a autoestima e embelezamento das pessoas. 

cosmetica 1

Por que fazer uma faculdade de estética? 

Em 2018, a profissão de esteticista foi regulamentada no Brasil, o que fez aumentar a necessidade de uma formação superior. 

Obviamente, existem pessoas que já trazem consigo habilidade em maquiar, fazer penteados, mas imagine o quanto essas aptidões podem ter ainda melhores resultados a partir de estudos, leituras e contato com novas tendências que estão despontando pelo mundo. 

Apesar de a regulamentação da profissão ser um grande avanço, ela é recente, e isso significa que ainda há muito o que ser explorado no que diz respeito a mercado de trabalho. 

Desta maneira, quem tiver um diploma acaba saindo na frente na busca pelas melhores oportunidades.  

Como é o curso de Estética e Cosmética? 

Quem optar por uma graduação em Estética e Cosmética na UNIARP estará fazendo um curso tecnólogo, que tem o mesmo peso de um bacharelado ou licenciatura, porém tem duração menor – neste caso, 2 anos e meio. 

Muitas pessoas ainda confundem cursos tecnólogos com cursos técnicos. É importante destacar que o diploma de tecnólogo é considerado ensino superior, enquanto o curso técnico é equivalente ao ensino médio em termos de titulação. 

Para se matricular no curso tecnólogo, é preciso já ter finalizado o Ensino Médio. Ao longo do curso, o estudante é preparado para ocupar funções de gerência, solucionar problemas do setor e até empreender.  

Uma característica do ensino tecnólogo é que as aulas são mais voltadas para a prática, diferente de bacharelados e licenciaturas, que têm uma base teórica maior. 

Confira a grade curricular do curso de Estética e Cosmética da Uniarp: 

1º Semestre 

Introdução e Legislação em Estética e Cosmética 

Anatomofisiologia Aplicada à Estética e Cosmética 

Projeto Integrador 

Biologia celular e Histologia 

Bioética e Biossegurança em Estética e Cosmética 

2º Semestre 

Química Geral e Biomoléculas Orgânicas 

Métodos e Técnicas de Avaliação em Estética 

Disfunções Dermatológicas Aplicadas à Estética Facial 

Drenagem Linfática 

3º Semestre 

Disfunções Dermatológicas Aplicadas à Estética Corporal  

Massoterapia Estética e Relaxante 

Princípios Ativos em Cosmetologia 

Eletroestética 

4º Semestre 

Maquiagem 

Técnicas Complementares em Estética e SPA 

Nutrição Aplicada à Estética 

Terapia e Estética Capilar 

5º Semestre 

Procedimentos em Estética Facial 

Procedimentos Pré e Pós Cirurgias Estéticas 

Procedimentos em Estética Corporal 

 

O curso de Estética e Cosmética é semipresencial, ou seja, com encontros ao vivo intercalados com estudo a distância. 

Na Uniarp, as aulas presenciais para este curso ocorrem duas vezes por semana.  

O restante do material é estudado de forma on-line, através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É nele que ficam os livros, videoaulas, infográficos e demais materiais necessários para o estudo. 

estetica e cosmetica 2

Vantagens do Semipresencial 

A modalidade semipresencial tem crescido muito nos últimos tempos por reunir a flexibilidade do EAD, que permite estudar nos horários que o aluno escolher, intercalando com aulas presenciais, nas quais é possível ter contato com professores e colegas 

Neste formato híbrido, o estudante faz as leituras teóricas a distância, e nos encontros presenciais pode tirar as dúvidas, dividir com os colegas o que aprendeu e ter um aprendizado pleno. 

Outra vantagem é a economia. Uma vez que o estudante não precisa ir diariamente à universidade, acaba economizando em transporte e alimentação. 

As mensalidades de cursos semipresenciais também costumam ser mais baratas do que as de cursos presenciais.   

Entretanto, engana-se quem pensa que os cursos superiores semipresenciais ou até mesmo EAD são mais fáceis. 

Quem ingressa nestas modalidades de ensino precisa desenvolver uma autonomia para que possa estudar sozinho. Para que isso ocorra, é fundamental ter disciplina e dedicação. 

Um conselho para quem deseja fazer uma faculdade a distância é ter um espaço arejado e, de preferência, distante de distrações, tais quais televisão e trânsito de outras pessoas. Desta forma, fica mais fácil manter a concentração nos conteúdos. 

Mercado de trabalho para Esteticista 

Passada a explicação sobre como funciona o curso, você deve estar com curiosidade de saber sobre o mercado de trabalho para esteticista, não é mesmo? 

E a notícia é boa. O ramo de estética passa por um momento de aquecimento nos últimos anos, com a abertura de inúmeros SPAs, clínicas estéticas, salões de beleza de alto padrão, além resorts e hospitais.  

Para quem tem uma veia empreendedora, também é possível ter o próprio negócio. Ainda é possível fazer atendimentos particulares à domicílio. 

A remuneração para quem atua na área de estética varia muito.  

Em Santa Catarina, a média salarial para esteticista é de R$1658,68, mas esse valor pode subir bastante e ultrapassar os R$10 mil, em alguns casos.  

Quanto maior o nível de conhecimento, maiores são as chances de uma boa remuneração, ainda mais para quem tem uma formação superior.  

O diploma de tecnólogo permite ao profissional fazer pós-graduação, aumentando ainda mais a possibilidade de uma carreira sólida, ganhando bem. 

Áreas de atuação para esteticista 

A gama de possibilidades para quem se forma em estética e cosmética é grande. Desta forma, um esteticista pode trabalhar como 

  • Depilador 
  • Maquiador 
  • Manicure 
  • Cabeleireiro 
  • Podólogo 
  • Massoterapeuta 
  • Micropigmentador 
  • Cosmetólogo (quem estuda produtos cosméticos) 
  • Dermaticista  

esteticista também pode trabalhar na área da saúde,fazendo parte das equipes de médicos dermatologistas, nutricionistas e fisioterapeutas. Nestes casos, o esteticista cuida de pessoas que passam por tratamentos pós-cirúrgicos e, também vítimas de queimaduras. 

Ainda é possível atuar com consultoria de produtos estéticos e equipamentos para salões e clínicas.  

Faça uma segunda graduação 

Foi-se o tempo em que uma pessoa se formava numa área e seguia atuando nela até o momento da aposentadoria. 

A ampliação da oferta em cursos superiores permite que hoje em dia alguém possa mudar de profissão à medida em que o mercado de trabalho passe por transformações. 

Também é bastante comum chegarmos em um ponto da vida em que queremos dar uma guinada profissional. 

Para todas essas situações, a segunda graduação acaba sendo uma ótima alternativa, em especial um curso tecnólogo, que tem duração mais curta e permite ingressar no mercado de trabalho na nova área em 2 ou 3 anos. 

Os cursos EAD ou semipresenciais são ideais para quem já está trabalhando e não pode abrir mão de sua rotina profissional para se dedicar a um novo curso. A flexibilidade do ensino a distância permite estudar a qualquer hora, sem prejudicar os compromissos referentes ao trabalho. 

Perfil de esteticista 

Antes de ingressar num curso de estética e cosmética, é importante saber se você tem o perfil necessário para ingressar nessa área. 

Este artigo, do site Trocando Fraldas, aponta que o esteticista precisa ter bom relacionamento interpessoal. Isso porque lida com pessoas diariamente. Outro ponto fundamental é ter afinidade com química e biologia, pois vai lidar diretamente com produtos que geram diferentes reações na pele e no corpo das pessoas. 

Conclusão 

Se você chegou até aqui e gostou de saber detalhes sobre a profissão de esteticista, talvez seja uma ótima opção fazer uma graduação em Estética e Cosmética na Uniarp. 

No Brasil, um diploma de ensino superior ainda é um diferencial. Profissionais com graduação ganham, em média, mais do que o dobro do que quem tem apenas o ensino médio.  

Outro ponto positivo para quem busca a carreira de esteticista é a demanda por profissionais qualificados. Estima-se que o Brasil é o terceiro maior mercado para estética e cosmética do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e China.  

Lembre-se que quem escolhe essa área, estará trabalhando diretamente com a autoestima e saúde das pessoas. Por isso, é tão importante ter afinidade com estética e cosmética. 

Já está convencido de que esse é um caminho pelo qual você quer seguir? Então que tal conhecer as formas de ingresso no curso de Estética e Cosmética semipresencial da Uniarp? 

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, mas se este artigo foi útil, fique à vontade para compartilhar com seus amigos nas redes sociais. 

New call-to-action

Inscreva-se

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.
BUY On HUBSPOT