UNIARP-header-blog

Blog do EAD UNIARP

Faculdade de Ciências Contábeis: por que fazer?

Postado em 24 de May de 2019

Cada curso tem suas características positivas e os pontos que são mais desafiadores para o estudante, certo? Para alguns, existe a pouca oferta de trabalho e as baixas remunerações. Para outros, amplas possibilidades de atuação e alta procura por profissionais capacitados no mercado.

E como será a balança para quem cursa uma faculdade de Ciências Contábeis? Neste post, reunimos algumas características dessa graduação para mostrar a você por que fazer um curso de contabilidade. Vamos conhecer?

 

Alta taxa de empregabilidade

No Brasil, toda empresa precisa dos serviços de um contador. Então, se não empregado diretamente pelas organizações, o contador trabalha para uma prestadora desse serviço.

Não à toa, egressos de uma faculdade de Ciências Contábeis têm mais chances de conseguir um emprego. O curso está entre as 10 graduações com maiores taxas de ocupação, alcançando cerca de 90%.

Ampla faixa de idade para a prática

Embora em algumas áreas do conhecimento seja comum o preconceito em relação à idade, quem cursa uma graduação em Ciências Contábeis não passa por isso. O que importa no mercado de Contabilidade é a capacitação técnica e o serviço oferecido. Portanto, é indiferente se você tem 20 ou 50 anos para atuar na área.

Especialização em diversos segmentos

Pense em uma carreira que pode se desdobrar em várias. Isso porque quem se forma em um curso de Ciências Contábeis pode se especializar em mais de 10 áreas e oferecer serviços segmentados para as empresas. Veja algumas opções:

  • Internacional;
  • Gestão contábil e financeira;
  • Bancária;
  • Pública;
  • Controladoria e auditoria;
  • Planejamento tributário;
  • Perícia;
  • Tecnologia da informação;
  • Previdenciária;
  • Agrária;
  • E industrial.

Remuneração justa

A área de Contabilidade é uma das três que pagam melhor no Brasil. O salário inicial de quem sai de uma faculdade de Ciências Contábeis é, em média, R$ 4.600, ficando atrás somente dos cursos de Medicina e Engenharia. À medida em que seu repertório profissional cresce, com experiência e conhecimentos, a remuneração também aumenta.

Constante demanda dos serviços

Como já dissemos toda empresa precisa de um contador, independentemente do seu tamanho. E, com a crise econômica, muitas pessoas decidiram empreender os sonhos e abrir o próprio negócio. Inclusive, o número de novas empresas no Brasil cresceu mais de 13% em 2017.

Esse cenário é positivo para o profissional que vem de uma faculdade de Ciências Contábeis, uma vez que seus serviços são sempre necessários. Então, por mais que falte emprego (o que não é o caso), o contador poderá oferecer de forma autônoma seus serviços de assessoria para as organizações.

Outro ponto positivo é que a carreira vem se reinventando com a chegada das novas tecnologias. O contador tem sido solicitado para trabalhar na área de gestão e análise de dados, ampliando as possibilidades de atuação da profissão.

Mistura entre Exatas e Humanas

Embora a faculdade de Ciências Contábeis esteja classificada como parte da área de Ciências Sociais Aplicadas, a graduação traz muitos conhecimentos sobre os números, obviamente.

Contemplando também a área de origem, durante a graduação o estudante tem acesso a conhecimentos sobre Sociologia, Filosofia e Direito. Além de que no dia a dia de trabalho de um contador, estará sempre o relacionamento com as pessoas. Ou seja, o curso de contabilidade é a união de dois mundos que, aparentemente, sequer conversam.

E, então, ficaram claros os motivos pelos quais você deve ingressar em uma faculdade de Ciências Contábeis? Então, acesse agora mesmo nosso site e conheça a grade curricular desta área.