Tags: Ensino Superior

Você se considera uma pessoa organizada e dinâmica? Gosta de planejar tudo com muitos detalhes e sonha com uma carreira de sucesso? Se as suas respostas para essas perguntas foram sim, então você tem o perfil para ser um profissional da área de Logística.

A faculdade de Logística proporciona conhecimentos para atuar em inúmeras funções dentro de uma empresa. E, por se tratar de uma profissão relativamente nova, a faculdade de logística tem sido a escolha de muitas pessoas que desejam uma inserção rápida no mercado de trabalho, com ótimas oportunidades de crescimento e salários.

Quer descobrir o que é Logística da teoria à prática? Então continue a leitura para entender porque vale a pena investir nessa profissão que vem crescendo cada vez mais.

logistica

O que é logística?

Logística é o setor responsável pela inteligência operacional e processual de uma organização ou instituição.

É responsabilidade do setor de logística todo o processo pelo qual um determinado produto percorre, desde a aquisição de matéria prima, fabricação, armazenagem da mercadoria em local adequado, operar e controlar com eficácia todo o sistema operacional de controle de estoque.

Está pensando que acabou? A logística também envolve todo o sistema de entregas e prazos: planejar qual o transporte ideal para entrega, cuidar dos prazos de recebimento, verificação se a mercadoria foi entregue para o destino certo no tempo combinado e também o controle do custo de toda essa operação. Tudo isso é logística! Interessante, não é mesmo?

Como é a faculdade de logística?

Tipos e duração

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a faculdade de Logística se enquadra como um curso tecnológico com duração média de dois anos. No entanto, algumas instituições de ensino já oferecem a opção de bacharelado com duração de quatro anos.

Por se tratar de um curso tecnológico, a graduação de Logística é focado no dia a dia do profissional com o objetivo de preparar o aluno a ingressar no mercado de trabalho com todos os conhecimentos teóricos e práticos relativos à prática da profissão.

Durante a faculdade, o aluno é preparado para atuar em qualquer área da logística e, em apenas quatro semestres, é possível estudar todas as disciplinas, fazer o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso. Rápido, direto e eficaz!

O que se estuda

Tudo o que se estuda durante a faculdade de logística deve estar alinhado com as atuais necessidades de mercado. Por se tratar de um curso com um leque muito abrangente, disciplinas dos cursos de administração, comunicação empresarial, negociação e gestão de pessoas fazem parte do curso de Tecnologia em Logística.

Na grade curricular você terá matérias como:

  • Arranjo Físico e Embalagem e Sistemas de Transporte;
  • Estatística Aplicada;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais;
  • Matemática;
  • Sustentabilidade Organizacional;
  • Ciências do Ambiente;
  • Ética e Práticas Sociais;
  • Administração Mercadológica;
  • Movimentação e Armazenagem;
  • Distribuição Logística;
  • Logística em Cadeias Produtivas Complexas;
  • Logística Integrada: Produção e Comércio;
  • Tecnologia, Planejamento e Operações Logísticas.

    logistica 2

Como é a faculdade e logística a distância

A faculdade de logística a distância oferece as mesmas disciplinas e qualidade de ensino que o curso presencial, a diferença está na flexibilidade de horário e o valor da mensalidade.

O aluno que escolhe a faculdade de logística a distancia, tem liberdade e autonomia para administrar seu próprio tempo e criar sua rotina de estudos. Por meio da plataforma digital, você estudará em casa ou em qualquer lugar que esteja com acesso à internet.

As disciplinas são ministradas pelos professores através de videoaulas, divididas em módulos e ficam disponíveis 7 dias por semana, 24hs por dia. Assim podem ser assistidas mais de uma vez, se for preciso.

Além das videoaulas, você terá, na plataforma de aprendizagem, diversas atividades, como resolução de exercícios, materiais para leitura e vídeos diversos.

No entanto, a faculdade de logística a distancia não se resume apenas nas aulas virtuais. Há também alguns encontros em sala de aula para realização de provas e apresentação do TCC. Esses encontros podem ser realizados nos polos de apoio da instituição.

Outra grande vantagem do ensino a distância é o custo-benefício. Por disponibilizar as aulas em formato digital, a faculdade tem menos gastos com estrutura física e material. Além das mensalidades, o aluno também economiza dinheiro e tempo de deslocamento, já que não precisa ir até a instituição todos os dias e nem gastar com alimentação e combustível.

E, se você está se perguntando sobre o diploma do curso de logística EAD, não se preocupe o ambos têm o mesmo peso no mercado de trabalho. O diploma da faculdade de logística a distancia é exatamente igual ao emitido no curso presencial. Assim, o estudante formado pela graduação online possui a mesma qualificação de ensino e um diploma que abre portas no mercado de trabalho.

Por que fazer faculdade de Logística?

A grande vantagem de fazer faculdade de logística é que empresas de todos os portes necessitam da sua mão de obra. Confira algumas vantagens.

 

Mercado de trabalho em crescimento

O mercado de trabalho em logística está bastante aquecido. Isso porque a elevada complexidade com sistemas digitais de gestão, a diversidade de canais de comunicação e a ampla diversidade de transportes tornam o conhecimento técnico em logística especializado imprescindível.

Desse modo, as empresas têm evitado a absorção de carreiras genéricas, como administração, para as funções mais específicas no setor, e preferindo aqueles que têm formação em Logística.

Complementa outras áreas de trabalho

A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa, ou seja, a logística complementa todas as outras áreas da empresa.

Assim, será cada vez mais importante a participação de profissionais com competências técnicas para comandar os processos logísticos, tais como gestão de estoques, distribuição física, sistemas de armazenagem, coordenação da cadeia de suprimentos, otimização de processos, entre outros.

Por exemplo, se você tem formação em engenharia, por exemplo, pode se beneficiar de um curso de logística para organizar melhor o seu próprio setor. Ou, ainda, se especializar em Engenharia Logística, que é a área responsável por desenhar os processos logísticos, tecnológicos e de infraestrutura.

crescimento pessoal

Permite carreira internacional

Todos nós sabemos que o mundo está cada vez mais globalizado. A globalização contribui para que as empresas que produzem no Brasil, tenham oportunidades de colocarem seus produtos em outros países.

O aumento de clientes fora do Brasil, o desenvolvimento de práticas para atender um conjunto de consumidores cada vez mais exigentes e as oportunidades de carreira internacional, vêm aumentando junto com a profissão.

Por isso, o formado em logística pode encontrar oportunidades fora do Brasil ou prestando serviços para empresas internacionais. Então, se você deseja seguir a carreira de logística é importante que tenha domínio de mais de um idioma.

O que faz um profissional de logística?

Um profissional de logística é o responsável por gerenciar os materiais, produtos, recursos e pela organização operacional, para que uma empresa funcione da melhor forma possível.

A escolha da aquisição de matéria prima para fabricação do produto, sua fabricação montagem ou fabricação, transporte e entrega, é uma das atribuições do tecnólogo de logística.

É ele quem administra o estoque, controla o armazenamento, cuida da compra de suprimentos necessários, planeja a movimentação interna, gerencia a distribuição entre fábricas, centros e varejo.

É o profissional de logística também quem estuda e define qual será a melhor maneira de entrega da mercadoria que pode ser ferroviário, rodoviário, hidroviário, dutoviário e aeroviário sempre calculando prazos e orçamentos.

Imprevistos também podem acontecer, por isso o profissional tem que estar atento e preparado para: alteração no clima (alagamento de estoque ou estradas, por exemplo, que pode afetar uma rota preestabelecida), trânsito em períodos de feriado e roubos de carga, pois tudo isso pode prejudicar o prazo e atrasar a entrega.

 

O técnico em logística precisa pensar em todos esses fatores e ter soluções rápidas e eficazes para que a entrega alcance seu destino, sem prejudicar o cliente a empresa.

Como está o mercado de trabalho em logística?

Com o avanço de diferentes tecnologias, o ramo da logística se tornou amplo e cheio de possibilidades. Segundo o site salário.com, a profissão de logística está entre uma das que mais crescem.

O mercado de trabalho para quem é tecnólogo em logística apresenta um amplo leque de oportunidades. As principais delas são:

 

  • Armazenagem: aqui o profissional é responsável por determinar como a mercadoria, ou matéria prima será armazenada para manter suas características originais, de modo a evitar perdas e gerar novos custos.

 

  • Compras: aqui não tem segredos, como o nome já diz, o tecnólogo em logística irá identificar fornecedores, fazer cotações, negociar preços e prazos de entrega de mercadorias.

 

  • Expedição: fazer o controle de estoque, a entrada a saída de mercadorias de um centro de distribuição.

 

  • Gestão: a principal função aqui é gerenciar centros de distribuição, cuidando de toda a parte operacional, desde a contratação de funcionários até o armazenamento, saída e transporte de mercadorias.

 

  • Transporte: determinar o meio em que a mercadoria será transportada, que pode ser avião, carro ou caminhão, escolher a melhor rota a ser realizada considerando tempo e custo, calcular frete e determinar como o produto será embalado.

 

Se você se animou com o mercado de trabalho em logística, saiba que os salários para essa área também são animadores! De acordo com a pesquisa salarial do site de empregos Catho.com, um profissional formado na faculdade de logística, pode receber entre R$ 5 mil a R$ 35 mil reais.

As melhores remunerações, no entanto, encontram-se em empresas de Engenharia que prestam serviços de construção civil, planejamento e otimização de recursos naturais.

 

Perspectivas para o futuro

Por se tratar de uma carreira promissora do mercado, e devido ao rápido crescimento na área de indústria brasileira, os profissionais formados na faculdade de logística, encontram excelentes oportunidades de trabalho.

Isso acontece porque é preciso contar com uma sólida formação, que capacite a pessoa a pensar em soluções, a planejar, organizar, dirigir e a controlar todas as atividades relacionadas à parte logística.

 

Qual o perfil do profissional de logística?

 

O tecnólogo em logística deve ser atento e focado nas atividades que executa, uma vez que os procedimentos mal realizados podem trazer prejuízos para a empresa. Além dos conhecimentos adquiridos durante a faculdade de logística, o profissional deve ter algumas qualidades e habilidades.

Boa comunicação

É essencial em qualquer profissão, mas na logística, é fundamental para que o setor flua constantemente. O contato com outras áreas, como fornecedores e parceiros, a comunicação deve ser contínua e objetiva. O técnico deve transmitir suas ideias de forma clara, objetiva e de fácil entendimento.

Dinamismo

No setor da logística não existe rotina, ou seja, os dias nunca serão iguais. Será preciso enfrentar situações inesperadas e imprevistos diários, e é aí que entra a característica do dinamismo.

Saber lidar com os imprevisto, resolver problemas de forma ágil e eficaz, conseguir iniciar outras tarefas antes mesmo de finalizar as que estão em andamento, bem como fazer o acompanhamento de cada uma delas é o dinamismo que a profissão exige.

Facilidade para trabalhar sob pressão

A logística é muito dinâmica, e em modo geral, requer raciocínio rápido para questões cotidianas e possíveis acidentes. Lidar com imprevistos e a pressão por resultados também é frequente no dia a dia da profissão. Portanto o profissional deve ser capaz de manter a produtividade mesmo nessas situações.

 

Visão estratégica

Um bom estrategista sabe avaliar os pontos positivos e negativos do seu setor, equipe de trabalho e também da sua concorrência. Visão estratégica é fundamental para que o profissional de logística seja capaz de elaborar estratégias e olhe além dos problemas para criar soluções eficazes.

 

Raciocínio lógico

Ter familiaridade com números, planilhas, pesquisas e dados estatísticos é importante na logística. Essas habilidades que constituem o raciocínio lógico são de grande auxílio nas tomadas de decisões e estratégias qualificadas quando trabalhado sob pressão.

Tecnologia

O profissional de logística deve estar atendo às tecnologias e como elas podem ajudar a desempenhar melhor seu trabalho. Você aprenderá a dominar programas como Enterprise Resource Planning, Warehouse Management System e Transport Management System e deverá se manter sempre atualizado às novas possibilidades trazidas pela tecnologia.

Planejamento

O bom profissional em logística deve ser capaz de planejar seu trabalho usando os recursos que a empresa lhe oferece e adaptando-os a cada necessidade do cliente ou fornecedor. Usando o senso de planejamento, ele será capaz de lidar com os desafios, imprevistos diários e resolvê-los com precisão.

Onde fazer faculdade de logística?

 

A escolha de uma boa faculdade EAD é fundamental para fazer um curso de qualidade e ter o diploma reconhecido no mercado de trabalho.

 

Antes de se matricular análise a metodologia da faculdade, visite o campus em que vai estudar, conheça os professores, converse com os coordenadores, visite os laboratórios, a biblioteca e procure saber se a instituições é reconhecida pelo MEC.

 

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP disponibiliza a faculdade de Logística seguindo todas as normas e diretrizes exigidas pelo MEC. Com aulas 100% online você só precisa de um computador ou tablet com acesso à internet, para estudar nos horários que preferir e conquistar um diploma de qualidade.

A instituição conta ainda com professores qualificados, especialistas, que trabalham na área e possuem titulação de mestrado e doutorado.

Portanto, escolher a Faculdade de Logística pode ser uma excelente decisão tanto para quem quer iniciar uma nova carreira, quanto para quem quer adquirir novos conhecimentos e responsabilidade em uma empresa ou indústria. A profissão tem excelente perspectiva no mercado brasileiro e os conhecimentos são úteis para várias áreas de trabalho.

Conheça mais sobre a faculdade de logística acessando o site da UNIARP e se inclua nesse mercado que não para de crescer.

New call-to-action

Inscreva-se

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.
BUY On HUBSPOT