EAD

Como funciona a faculdade EAD: aulas, avaliações, professores e AVA

Postado em 18 de mai de 2021

Por acaso, você já decidiu qual graduação quer fazer e sabe que quer um curso a distância, mas está em dúvidas sobre como funcionam as aulas?

Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa saber sobre como funciona a faculdade EAD, quais são os recursos disponíveis, como é construída a nota e o que é o Projeto Integrador.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como funciona a faculdade EAD

Enquanto as faculdades presenciais são divididas em semestres, que duram cerca de seis meses, os cursos a distância são divididos em módulos.

Esses módulos costumam durar uma média de dez semanas. Cada um contém duas disciplinas e um Projeto Integrador. Isso porque os módulos na faculdade EAD aliam teoria e prática. Então, você aprende a teoria nas disciplinas e a prática no Projeto Integrador.

As disciplinas do EAD também tem sua divisão própria. Elas são seccionadas em dezesseis unidades de aprendizagem (abreviadas como UAs) para facilitar a absorção de conhecimento, permitindo que o estudante se organize melhor para concluir as atividades dentro do prazo.

O ensino a distância une a teoria à prática. Por isso, cada unidade de aprendizagem é elaborada com base em um desafio ou atividade a ser concluído. Assim, o aluno tem mais estímulos para estudar a parte teoria e aprender com o problema proposto.

🔵Leia também: Como escolher uma faculdade EAD

Quais são os materiais didáticos disponíveis?

Para ensinar o conteúdo das disciplinas, no decorrer do curso, o aluno terá acesso a diversos recursos multimídias, como trechos de livros, vídeos gravados pelos professores, aulas ao vivo, infográficos, exercícios de fixação e materiais complementares.

Além disso, os estudantes EAD das nossas instituições parceiras ainda tem acesso a uma biblioteca online totalmente grátis com títulos que ajudam na formação.

Também é interessante que você saiba que todos os materiais disponibilizados são acessíveis para pessoas com deficiência. Ou seja, todos os vídeos tem legendas e podem ser traduzidos para a linguagem de sinais - LIBRAS.

O que é o Projeto Integrador?

Como você viu acima, todos os módulos da faculdade EAD são formados por disciplinas e um projeto integrador. Mas o que é esse projeto? Ele é uma forma de colocar a mão na massa, de colocar em prática o que você aprendeu.

O que determina o formato que o Projeto Integrador terá é o curso escolhido. Isso porque ele leva em conta as características e necessidades de cada área do conhecimento.

Por exemplo: em um curso de Engenharia, o projeto pode ser o desenvolvimento de um protótipo. Já em um curso de Jornalismo, pode ser a elaboração de um programa de rádio. O que será produzido dependerá do que você está estudando.

É importante dizer que, por ser a parte prática do curso, pode ser que o Projeto Integrador exija que você tenha algum encontro presencial com o seu professor ou tutor.

Mas não se preocupe, esse tipo de encontro é agendado com antecedência e pode ser negociado, dependendo da temática e andamento do Projeto Integrador.

Como funcionam as avaliações

Os cursos a distância têm um método avaliativo que permite aos professores conhecer o desenvolvimento de cada aluno.

Por isso, dizemos que o EAD é um ensino personalizado, pois o professor e o tutor ficam atentos a cada atividade, interferindo no aprendizado com diferentes metodologias, materiais e formatos, caso necessário.

Veja como é formada a nota do estudante:

• 10% da nota corresponde ao acesso às unidades de aprendizagem (UAs);
  • 30% da nota corresponde ao envio do desafio ao final de cada disciplina;
  • 30% da nota corresponde à resolução dos exercícios propostos;
  • 30% da nota corresponde a percorrer toda a trilha de aprendizagem e concluir a disciplina.

O projeto integrador tem uma nota à parte. Essa nota é dividida em duas etapas que, quando somadas, totalizam 100 pontos.

O papel do professor e tutor

Como você deve ter percebido, existem duas figuras que acompanham toda a sua jornada no ensino a distância: o professor e o tutor.

O tutor é o profissional responsável pelo monitoramento da turma. Ele responde às dúvidas, orienta sobre processos e atua como ponte entre o aluno e a instituição de ensino.

Já o professor é o profissional que elabora todo o material didático, ministra as aulas e desenvolve as avaliações.

Existe, também, a figura do coordenador de curso, que é um pouco mais distante do dia a dia de aprendizado. Esse profissional gerencia um ou mais cursos, atuando no planejamento e acompanhamento das turmas.

🔵Leia também: Por que o EAD é uma faculdade mais barata? E quanto você economiza?

O que é o AVA?

O AVA é o ambiente virtual de aprendizagem, uma plataforma online disponível para cursos a distância que funciona como sala de aula e, também, como secretaria.

Dentro dessa plataforma, você consegue assistir as aulas ao vivo, conversar com colegas através do chat, participar de fóruns com os colegas e o tutor, acessar a biblioteca virtual, fazer os exercícios e avaliações, entregar atividades e emitir certificados digitais e burocracias.

Onde fazer seu curso EAD

E agora que você já conheceu todos os pormenores de como funciona a faculdade EAD, que tal conhecer nossas indicações de instituições de ensino para começar o seu curso?

Todas as instituições que indicaremos na listagem abaixo tem reconhecimento do MEC e tiveram notas máximas na avaliação de qualidade da pasta. Confira:

As instituições acima ainda oferecem descontos progressivos e bolsas de estudos para os estudantes ingressantes. Não deixe essa oportunidade passar!