Tags: EAD

O início das aulas gera muita expectativa, não é? Especialmente no EAD (ensino a distância), em que tudo acontece online.

Como serão as aulas? E as avaliações? E o contato com colegas e professores? Tudo isso você descobre neste post. Fique ligado!

O curso

Os cursos a distância são divididos em módulos, os quais têm duração média de 10 semanas. Cada módulo possui duas disciplinas e um projeto integrador.

As disciplinas, por sua vez, são divididas em 16 unidades de aprendizagem (UAs). As unidades de aprendizagem facilitam a absorção de conhecimento e permitem que você se organize melhor para concluir as disciplinas dentro do prazo.

Cada unidade de aprendizagem é elaborada com base em um desafio ou atividade a ser concluída. Dessa maneira, você tem mais estímulo para estudar a parte teórica das aulas e assim aprender como resolver o problema proposto.

O material didático

No decorrer do curso, você terá acesso a vários recursos para aprender: textos, vídeos, infográficos, exercícios de fixação e materiais complementares.

É bom que você saiba que todos os materiais são acessíveis para pessoas com deficiência. Todos os vídeos possuem legendas e todo o material pode ser traduzido para a linguagem de sinais - LIBRAS.

O projeto integrador

Curioso para saber mais sobre o projeto integrador?

Essa etapa de cada módulo tem por objetivo levar os alunos a colocarem a mão na massa. Em outras palavras, é a parte prática do curso.

Cada curso pode determinar um formato diferente para o projeto integrador, segundo suas características e necessidades. Em um curso de engenharia pode ser o desenvolvimento de um protótipo. Já em um curso de comunicação, pode ser a elaboração de um programa de rádio, por exemplo.

Como se trata de aliar teoria e prática, o projeto integrador exige alguns encontros presenciais. Mas fique tranquilo! Eles são agendados com antecedência.

Leia também: Graduação a distância permite conciliar estudos e trabalho

As avaliações

Todos os cursos EAD possuem um método avaliativo que permite aos professores conhecer o desenvolvimento de cada estudante. Esse processo é composto de algumas variáveis:

  • 10% da nota corresponde ao acesso às unidades de aprendizagem (UAs);
  • 30% da nota corresponde ao envio do desafio ao final de cada disciplina;
  • 30% da nota corresponde à resolução dos exercícios propostos;
  • 30% da nota corresponde a percorrer toda a trilha de aprendizagem e concluir a disciplina.

O projeto integrador tem uma nota à parte. Ela é dividida em duas etapas que, quando somadas, totalizam 100 pontos.

A equipe

Durante todo o curso, você terá acesso a profissionais qualificados que auxiliarão na sua jornada de conhecimento.

O tutor é o profissional responsável pelo monitoramento da turma. Ele responde às dúvidas, orienta sobre processos e atua como ponte entre aluno e instituição de ensino.

O professor é o profissional que elabora todo o material didático, ministra as aulas e desenvolve as avaliações.

O coordenador de curso gerencia um ou mais cursos, atuando no planejamento e acompanhamento das turmas.

O coordenador EAD, por sua vez, é quem gerencia todos os cursos da instituição, faz a contratação de professores e se ocupa da expansão das aulas para outras localidades.

Mais tranquilo em relação ao funcionamento das aulas? Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato com a gente!

New call-to-action

Inscreva-se

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.
BUY On HUBSPOT