UNIARP-header-blog

Blog do EAD UNIARP

Melhore a produtividade no trabalho com essas 4 ferramentas

Postado em 3 de Apr de 2019

Quem não quer ter mais produtividade no trabalho? Ao aumentá-la você ganha mais tempo para fazer suas tarefas, para criar novos projetos e assim, se tornar um destaque em meio aos colegas.

Para ajudá-lo nessa tarefa, é possível lançar mão da tecnologia. Ela é uma grande aliada quando o assunto é produtividade no trabalho. Existem também diversas técnicas e ferramentas extremamente úteis para essa finalidade.

Vejamos algumas formas simples de como melhorar a produtividade no trabalho com técnicas e ferramentas realmente úteis:

 

1. Trello

O Trello é uma plataforma na qual você pode formar uma equipe e adicionar um quadro para cada equipe da empresa. Por exemplo, é possível criar um quadro de marketing, outro de vendas ou então um apenas para você organizar as suas tarefas.

Dentro de cada quadro, você criará cartões, um para cada tarefa do dia e poderá organizar toda a sua semana, mês ou qualquer outro período.

Além de poder utilizar o Trello pelo computador ou notebook, ele também pode ser usado pelo aplicativo em tablets e smartphones.

2. Rescue Time

Que tal saber o quanto as redes sociais estão roubando o seu tempo? Já conseguiu contabilizar quanto tempo você gasta dando aquela espiadinha no Facebook ou no Instagram? O Rescue Time faz isso para você.

Para utilizar é bem fácil. Você só precisa acessar o site, baixar o programa e fazer a instalação por um computador ou notebook. Após isso, basta aguardar os relatórios que o programa oferece. Assim, ele se torna uma ótima ferramenta de gerenciamento de tempo.

Ele também pode ser utilizado no smartphone — local pelo qual mais acessamos as redes sociais — e também como plugin em navegadores. Dessa maneira fica muito mais fácil evitar a procrastinação e aumentar a produtividade no trabalho.

3. Pomodoro

Já ouviu falar na técnica Pomodoro? Ela foi criada por um italiano que utilizou um daqueles cronômetros de cozinha em forma de tomate (por isso o nome pomodoro) para gerenciar o tempo de suas tarefas.

Ele percebeu que seu rendimento era maior quando fazia intervalos de descanso entre períodos de trabalho. Por exemplo, a cada 30 minutos realizando as tarefas, 5 minutos de descanso.

Essa é uma técnica excelente, pois permite que a mente e o corpo descansem um pouco em vários intervalos durante o dia. Por exemplo, dar uma pausa e sair da frente do computador por 5 ou 10 minutos a cada hora é uma ótima forma de evitar problemas de coluna e circulatórios.

4. Google Keep

Costuma esquecer de fazer algumas coisas durante o dia como ligar para alguém ou enviar um documento? Esse tipo de situação está cada vez mais normal no nosso dia a dia.

Os níveis de estresse podem prejudicar a memória, além disso, a nossa mente só arquiva o que é realmente importante. Porém, para isso, a nova informação precisa estar relacionada com algo. O melhor mesmo é anotar para não ocupar mais espaço em um local já bastante lotado.

O Google Keep é uma ferramenta que funciona tanto pelo notebook ou computador quanto em smartphone ou tablets pelo aplicativo. São blocos de nota em formato digital. Você cria os seus lembretes podendo adicionar imagens, compartilhar com outras pessoas e criar alarmes.

Melhorar a produtividade no trabalho é algo que depende muito mais da sua força de vontade para criar novos hábitos e disciplina. As ferramentas ajudam e muito, mas é você quem precisa tomar a decisão de querer ser sempre mais produtivo.