A qualificação profissional é tudo aquilo que pode ajudar você a melhorar e desenvolver habilidades relevantes para sua carreira.

Ela faz parte de um processo de longo prazo, que nunca se esgota. Afinal, há sempre oportunidade para melhorar.

Você deseja saber como pode se qualificar profissionalmente? Então, acompanhe a leitura!

Neste artigo, você vai conferir:

Quais os benefícios da qualificação profissional?
5 maneiras de adquirir qualificação profissional
1. Graduação
2. Estágios
3. Pós-Graduação
4. Cursos livres
5. Literatura

mulher jovem acessando notebook.

Quais os benefícios da qualificação profissional?

Como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, é preciso ter um currículo de destaque. E a qualificação profissional possibilita isso.

Um profissional que se interessa por buscar conhecimento será bem visto pelos recrutadores. Além de diplomas e certificados, isso mostra que a pessoa é interessada em se atualizar e sair da zona de conforto.

A qualificação profissional também é importante para estar atualizado a respeito da sua área de atuação.

Com o avanço tecnológico muitas profissões precisaram se reinventar. A contabilidade, por exemplo, utiliza softwares para fazer cálculos, assim como o setor de Recursos Humanos acessa as informações dos funcionários através de programas on-line.

5 maneiras de adquirir qualificação profissional

A qualificação profissional vai ao encontro dos seus objetivos profissionais a longo prazo.

Algumas carreiras exigem que você tenha um diploma de graduação para o exercício. Além disso, se você tem objetivo de seguir uma carreira na área de gestão, é interessante que você faça uma pós-graduação.

Confira cinco maneiras de adquirir qualificação profissional:

1. Graduação

A graduação é o nível de ensino obtido após a conclusão do ensino médio. Muitas profissões exigem uma graduação para o exercício. É o caso da medicina, nutrição, educação física, direito, ontologia, entre outras.

A graduação é um curso formal, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e tem regras específicas para o seu funcionamento como, por exemplo, objetivos que devem ser contemplados ao longo da formação e carga horária mínima.

Os cursos de graduação conferem diploma e podem ser bacharelados, licenciaturas ou tecnólogos.

Saiba mais sobre cada um: 

🎓 BACHARELADO: é uma formação mais generalista, que explora diversos assuntos e possibilidades de atuação. A duração varia de quatro a seis anos.

🎓 LICENCIATURA: prepara o profissional para ministrar aulas na educação básica (ensino fundamental e médio). A grade curricular explora disciplinas ligadas à pedagogia e à didática. A duração varia de quatro a cinco anos.

🎓 TECNÓLOGO: diferentemente do bacharelado, é uma formação focada no mercado de trabalho. Assim, as disciplinas são bem específicas e têm duração menor: de dois a três anos.

Presencial, EAD e Semipresencial

Os cursos de graduação são oferecidos de três formas: presencial, EAD e Semipresencial.

Nos cursos presenciais, o aluno comparece na Instituição de Ensino para assistir às aulas e realizar as tarefas de avaliação. Como vantagem, há a troca instantânea de conhecimento e experiências com os professores e colegas.

Já no Ensino a Distância, o EAD, as aulas são integralmente on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Lá você pode assistir às videoaulas, acessar materiais de estudo e pedir suporte online de professores e tutores sempre que precisar.

A mensalidade de um curso EAD é mais barata em relação ao presencial, pois não há custos com manutenção de espaços físicos. Você economiza, também, em transporte, já que não precisa se deslocar até a Instituição de Ensino, basta acessar as aulas através de um dispositivo móvel.

O semipresencial, como o próprio nome sugere, é uma mescla entre a modalidade presencial e EAD. O aluno assiste às aulas teóricas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e participa de encontros presenciais periódicos no campus para atividades práticas que complementam a aprendizagem.

Confira as opções de curso de graduação do EAD UNIARP

BACHARELADO

LICENCIATURA

TECNÓLOGO

Administração EAD

Ciências Contábeis EAD

Educação Física Semipresencial

Engenharia de Produção EAD

Nutrição Semipresencial

Educação Física Semipresencial

Pedagogia EAD

Estética e Cosmética Semipresencial 

Gestão de Recursos Humanos EAD

Gestão Financeira EAD

Logística EAD

Marketing EAD

Processos Gerenciais EAD

2. Estágios

O estágio é um período de prática para que o estudante aprenda a exercer bem sua profissão. Muitos cursos exigem o estágio obrigatório na grade curricular, como é o caso das licenciaturas.

Ainda, os estágios são ótimas oportunidades para explorar o mercado de trabalho e saber qual área você deseja seguir carreira.

Além disso, durante os estágios, você vai começar a desenvolver o seu networking, ou seja, a sua rede de contatos profissionais.

3. Pós-Graduação

A pós-graduação pode ser feita após a obtenção do diploma de graduação. Ela proporciona ao profissional uma maior profundidade a respeito de determinado tema de interesse profissional.

Existem dois tipos de pós-graduação:
  1. Stricto Sensu (mestrado e doutorado)
  2. Lato Sensu (especialização e MBA)

Pós-graduação Stricto Sensu

A pós-graduação Stricto Sensu é voltada para a atuação acadêmica.

O mestrado e o doutorado têm como objetivo contribuir com a pesquisa de determinada área.

A diferença entre ambos é o cunho da pesquisa e a duração.

Para obter o diploma de mestrado, é preciso concluir a dissertação.

A dissertação é um trabalho acadêmico que não precisa ter tema inédito. O objetivo é contribuir e trazer novos pontos de vista sobre algum tema.

O mestrado dura, em média, dois anos.

Já para obter o diploma de doutorado, é preciso concluir a tese.

Em contrapartida da dissertação, a tese precisa oferecer um tema original. O ponto de vista discutido precisa ser único, ainda não explorado por outros pesquisadores.

O doutorado dura, em média, quatro anos.

Pós-graduação Lato Sensu

A pós-graduação Stricto Sensu é direcionada para o mercado de trabalho. Assim, contemplam as especializações e o MBA.

As especializações têm como foco aprofundar o conhecimento sobre determinado tópico. Já o MBA (Master in Business Administration, em português, Mestre em Negócios e Administração) é voltado para quem deseja ocupar cargos de gestão e explorar habilidades de empreendedorismo.

Os cursos duram, em média, de um a dois anos e precisam ter, no mínimo, 360 horas de aula para serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao final, o estudante recebe um certificado de especialista.

mulher jovem acessando notebook. Ela está usando óculos e roupas formais.

4. Cursos livres

Cursos livres são ótimas oportunidades para você evoluir profissionalmente. Geralmente, eles têm curta duração e oferecem certificação, um diferencial para o currículo.

Há uma infinidade de opções de cursos livres, sobre diversas temáticas e, ainda, com a possibilidade de realização on-line.

Confira alguns sites onde você pode encontrar cursos livres e gratuitos:

💻 Rock University: opções de cursos gratuitos voltados para o Marketing Digital:

💻 RD University: opções de cursos gratuitos voltados mercado digital, abordando temas como Inbound Marketing, Vendas, Customer Success e Gestão:

💻 LinkedIn Learning: espaço de aprendizagem do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, que traz trilhas de aprendizagem gratuitas:

💻 Google Ateliê Digital: plataforma do Google com cursos voltados para o mundo digital e mercado de trabalho:

💻 Sebrae: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece diversos cursos voltados para o empreendedorismo, finanças, gestão de pessoas e planejamento.

5. Literatura

Ler é uma excelente forma de expandir o seu universo cultural. Confira algumas dicas de livros que podem te ajudar a impulsionar a sua carreira e desenvolver o seu autoconhecimento.

A coragem de ser imperfeito - Brené Brown: no livro, a autora ensina como atingir objetivos, inspirar pessoas e conquistar a inteligência emocional de maneira simples, rápida, fácil e eficiente (resumo por PocketBook4You

Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade - Austin Kleon: no livro, o autor fala sobre 10 lições de como sair da inércia criativa e alavancar os seus projetos dos sonhos (resumo por PocketBook4You

Sucesso no Trabalho - Morten T. Hansen: o livro mostra tudo o que você precisa saber para trabalhar menos e render mais, descobrindo como direcionar seus valores e esforços corretamente e de maneira inteligente. (resumo por PocketBook4You

Mindset: A nova psicologia do sucesso - Carol S. Dweck: no livro, a autora mostra estratégias para explorarmos o nosso potencial, através de uma mudança na maneira como lidamos com as situações, ou seja, uma mudança de mindset. (resumo por PocketBook4You

Foco - Daniel Goleman: o autor explica como o cérebro funciona e como podemos dominá-lo para conseguir focar e direcionar a nossa atenção, mesmo vivendo em um mundo de distrações. (resumo por PocketBook4You

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para acompanhar outros artigos sobre graduação, mercado de trabalho e produtividade no blog EAD UNIARP. 

New call-to-action

Inscreva-se

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.
BUY On HUBSPOT