Qualificação profissional: benefícios e exemplos

Postado em 18 de ago de 2023
Loading...

A qualificação profissional é tudo aquilo que pode ajudar você a melhorar e desenvolver habilidades relevantes para sua carreira.

Ela faz parte de um processo de longo prazo, que nunca se esgota. Afinal, há sempre oportunidade para melhorar.

Você deseja saber como pode se qualificar profissionalmente? Então, acompanhe a leitura!

Neste artigo, você vai conferir:

 

 

Quais os benefícios da qualificação profissional?

Como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, é preciso ter um currículo de destaque. E a qualificação profissional possibilita isso.

Um profissional que se interessa por buscar conhecimento será bem visto pelos recrutadores. Além de diplomas e certificados, isso mostra que a pessoa é interessada em se atualizar e sair da zona de conforto.

A qualificação profissional também é importante para estar atualizado a respeito da sua área de atuação.

Com o avanço tecnológico muitas profissões precisaram se reinventar. A contabilidade, por exemplo, utiliza softwares para fazer cálculos, assim como o setor de Recursos Humanos acessa as informações dos funcionários através de programas on-line.

🔵 Leia mais: Como funciona o período de experiência, de acordo com a CLT

4 maneiras de adquirir qualificação profissional

A qualificação profissional vai ao encontro dos seus objetivos profissionais a longo prazo.

Algumas carreiras exigem que você tenha um diploma específico para exercê-las. Além disso, se você tem objetivo de seguir uma carreira na área de gestão, é interessante que você faça uma pós-graduação.

Confira 4 maneiras de adquirir qualificação profissional:

1. Estágios

O estágio é um período de prática para que o estudante aprenda a exercer bem sua profissão. Ainda, é uma ótima oportunidade para explorar o mercado de trabalho e saber qual área você deseja seguir carreira.

Além disso, durante os estágios, você vai começar a desenvolver o seu networking, ou seja, a sua rede de contatos profissionais.

E, sim, é possível fazer estágios durante a pós-graduação.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

2. Pós-Graduação

A pós-graduação pode ser feita após a obtenção do diploma de graduação. Ela proporciona ao profissional uma maior profundidade a respeito de determinado tema de interesse profissional.

Existem dois tipos de pós-graduação:

  1. Stricto Sensu (mestrado e doutorado)
  2. Lato Sensu (especialização e MBA)

🔵 Leia mais: 7 práticas para conquistar reconhecimento profissional

Pós-graduação Stricto Sensu

A pós-graduação Stricto Sensu é voltada para a atuação acadêmica.

O mestrado e o doutorado têm como objetivo contribuir com a pesquisa de determinada área.

A diferença entre ambos é o cunho da pesquisa e a duração.

Para obter o diploma de mestrado, é preciso concluir a dissertação.

A dissertação é um trabalho acadêmico que não precisa ter tema inédito. O objetivo é contribuir e trazer novos pontos de vista sobre algum tema.

O mestrado dura, em média, dois anos.

Já para obter o diploma de doutorado, é preciso concluir a tese.

Em contrapartida da dissertação, a tese precisa oferecer um tema original. O ponto de vista discutido precisa ser único, ainda não explorado por outros pesquisadores.

O doutorado dura, em média, quatro anos.

Pós-graduação Lato Sensu

A pós-graduação Lato Sensu é direcionada para o mercado de trabalho. Assim, contemplam as especializações e o MBA.

As especializações têm como foco aprofundar o conhecimento sobre determinado tópico. Já o MBA (Master in Business Administration, em português, Mestre em Negócios e Administração) é voltado para quem deseja ocupar cargos de gestão e explorar habilidades de empreendedorismo.

Os cursos duram, em média, de um a dois anos e precisam ter, no mínimo, 360 horas de aula para serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao final, o estudante recebe um certificado de especialista.

3. Cursos livres

Cursos livres são ótimas oportunidades para você evoluir profissionalmente. Geralmente, eles têm curta duração e oferecem certificação, um diferencial para o currículo.

Há uma infinidade de opções de cursos livres, sobre diversas temáticas e, ainda, com a possibilidade de realização on-line.

Confira alguns sites onde você pode encontrar cursos livres e gratuitos:

💻 Rock University: opções de cursos gratuitos voltados para o Marketing Digital:

💻 RD University: opções de cursos gratuitos voltados mercado digital, abordando temas como Inbound Marketing, Vendas, Customer Success e Gestão:

💻 LinkedIn Learning: espaço de aprendizagem do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, que traz trilhas de aprendizagem gratuitas:

💻 Google Ateliê Digital: plataforma do Google com cursos voltados para o mundo digital e mercado de trabalho:

💻 Sebrae: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece diversos cursos voltados para o empreendedorismo, finanças, gestão de pessoas e planejamento.

🔵 Leia mais: Como se destacar no trabalho? Veja 14 dicas para ser bem-sucedido!

4. Literatura

Ler é uma excelente forma de expandir o seu universo cultural. Confira algumas dicas de livros que podem te ajudar a impulsionar a sua carreira e desenvolver o seu autoconhecimento.

A coragem de ser imperfeito - Brené Brown: no livro, a autora ensina como atingir objetivos, inspirar pessoas e conquistar a inteligência emocional de maneira simples, rápida, fácil e eficiente (resumo por PocketBook4You

Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade - Austin Kleon: no livro, o autor fala sobre 10 lições de como sair da inércia criativa e alavancar os seus projetos dos sonhos (resumo por PocketBook4You

Sucesso no Trabalho - Morten T. Hansen: o livro mostra tudo o que você precisa saber para trabalhar menos e render mais, descobrindo como direcionar seus valores e esforços corretamente e de maneira inteligente. (resumo por PocketBook4You

Mindset: A nova psicologia do sucesso - Carol S. Dweck: no livro, a autora mostra estratégias para explorarmos o nosso potencial, através de uma mudança na maneira como lidamos com as situações, ou seja, uma mudança de mindset. (resumo por PocketBook4You

Foco - Daniel Goleman: o autor explica como o cérebro funciona e como podemos dominá-lo para conseguir focar e direcionar a nossa atenção, mesmo vivendo em um mundo de distrações. (resumo por PocketBook4You

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!