Por quanto tempo vale a nota do Enem?

Postado em 19 de mai de 2021
Loading...

Se você está buscando uma vaga no ensino superior, com certeza sabe o que é o Enem e quais são as opções de ingresso que existem com a nota do exame. Mas você sabe por quanto tempo vale a nota do Enem depois que ela é divulgada?

A validade da nota do Enem varia de acordo com a forma de ingresso escolhida pelo candidato. Para o Prouni, são válidas as notas das duas últimas edições do Exame. No caso do Fies, valem as notas a partir de 2010.

Por fim, para quem opta pelos programas próprios de instituições de ensino superior privadas, é válida a nota do Enem a partir de 2014.

Continue a leitura para conhecer as principais formas de ingresso em instituições de ensino superior:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como consultar as notas do Enem

Para consultar as suas notas no Enem, é preciso entrar na Página do Participante.

Esse é um portal que reúne todas as informações que você precisa saber quando o assunto é Enem. Nele, você consegue acessar suas notas anteriores, se inscrever para a edição vindoura do exame, tirar suas dúvidas e receber comunicados da organização.

Para acessar, basta clicar neste link.

Uma vez lá dentro, você será direcionado para o portal gov.br para fazer o login, que é o seu CPF e uma senha que você mesmo configura. Não se preocupe com ter esquecido sua senha, basta clicar em "esqueci minha senha" e seguir o processo indicado pelo portal.

Além do acesso à página pelo site, você também pode baixar um aplicativo no seu celular ou tablet. Ele está disponível no Google Play e Apple Store gratuitamente. A forma de fazer login no app é a mesma do site.

🔵 Leia mais: Veja como acessar a Página do Participante do Enem

Por quanto tempo vale a nota do Enem?

Como o Enem acontece todos os anos, pode ser que você imagine que a pontuação de uma edição dure até a edição do ano seguinte, certo? Não, isso não é uma regra.

Na verdade, a validade da nota do Enem depende da forma de entrada no ensino superior. Por isso, abaixo, você encontra essa informação de acordo com o programa:

1. Prouni

O Prouni é um programa criado pelo Governo Federal que concede bolsas de estudo em instituições de ensino particulares para quem comprovar ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos per capita.

Para participar desse programa é preciso ter tirado nota superior a 450 pontos no Enem, comprovar renda e ter participado de uma das duas últimas edições do Enem.

Ou seja, para participar do Prouni, a nota precisa ser referente a apenas uma das duas edições mais recentes. Por exemplo, se você quiser participar do Prouni em 2024, será preciso ter feito o Enem em 2023 ou 2022.

Nesse caso, a nota do Prouni tem validade de dois anos, ou duas edições do Enem.

 

 

 

2. Fies

Já para o Fies, a regra muda um pouco.

Este também é um programa criado pelo Governo Federal, mas com a intenção de ajudar estudantes a financiar os estudos em uma instituição particular. Ou seja, o Governo Federal paga a faculdade com a condição de que o estudante retornará o valor em um prazo estipulado.

Para se inscrever no Fies, é preciso ter tirado nota superior a 450 pontos no Enem, ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos per capita e ter feito uma edição do Enem desde o ano de 2010.

Isso significa que o Fies aceita notas desde o ano de 2010. Então, se você fez apenas uma edição do Enem em 2012, por exemplo, pode se inscrever no programa.

🔵 Leia também: Veja como fazer financiamento estudantil privado

3. Instituições particulares

Esta é uma forma de entrada que muitas pessoas ainda não conhecem, mas é possível ingressar no ensino superior sem fazer vestibular, apenas apresentando a nota do Enem.

E nesse caso, as regras podem variar bastante dependendo do que foi estipulado por cada instituição de ensino, então não existe uma resposta única. Porém, dentre as nossas instituições parceiras, são aceitas notas desde 2014.

Além disso, as instituições também oferecem bolsas de estudo de acordo com a sua nota do Enem. Ou seja, quanto maior a nota, maior é o desconto na mensalidade.

Como escolher uma faculdade EAD

4. Sisu

O Sisu é mais um dos programas criados pelo Governo Federal de incentivo ao ingresso no ensino superior. Ele é a maneira de facilitar a entrada em universidades públicas.

Para participar do Sisu, é preciso que você tenha feito a edição mais recente do Enem, não tenha zerado a redação e não tenha feito a prova na condição de treineiro. Ou seja, o Sisu não aceita notas antigas no ato da inscrição, apenas a atual.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!