Tags: Ensino Superior

Você certamente sabe que o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, é uma avaliação aplicada anualmente em todo o Brasil. A nota da prova é decisiva em processos seletivos, sua importância é tanta, que milhares de estudantes a consideram indispensável. Mas você sabe por quanto tempo vale a nota do ENEM?

A nota do ENEM é aceita em universidades públicas e privadas, seja no ensino a distância, híbrido ou presencial. Por ser a principal forma de entrada para o ensino superior, o exame passou a ser muito concorrido, e não se engane ao pensar que é uma avaliação fácil. Continue a leitura e saiba mais sobre o ENEM e como utilizar suas notas.

escrevendo 2

Para que serve a nota do ENEM?

Hoje em dia, o ENEM se tornou o principal meio para quem sonha em conquistar o diploma. O exame possibilita o acesso de diferentes classes sociais ao ensino superior de qualidade. Sua nota na prova pode garantir uma vaga nas inúmeras universidades públicas e privadas de todo o país, credenciadas pelo MEC.

O Exame foi criado em 1998, pelo Ministério da Educação (MEC) e seu principal objetivo era avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, desta forma, foi possível analisar o nível de educação básica dos estudantes recém formados.

Muita coisa mudou na estrutura do exame ao longo dos anos. Em 2012 a nota do ENEM já era requisito para o programa Universidade para Todos (Prouni), Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

No ano de 2014, o ENEM foi utilizado na seleção de bolsistas do extinto programa Ciência sem Fronteiras e passou também a ser aceito em universidades de Portugal. A nota é um grande facilitador para ingressar em universidades particulares, pois, por meio dela dela é possível contratar o financiamento do Fies ou entrar com bolsas de estudos com descontos de até 100% na mensalidade.

Precisa fazer o ENEM todos os anos?

O ENEM foi criado para avaliar o ensino nas escolas de nível médio, mas isso não significa que a prova é exclusiva para os alunos que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. Qualquer pessoa com interesse em testar seus conhecimentos pode se inscrever no ENEM e realizar a prova.

Não existe restrição de idade para se inscrever, é possível fazer a prova já no 9° ano do ensino Fundamental, ou durante a melhor idade. Você sabia que os idosos representaram 9.849 dos participantes do ENEM 2019?

O fato de não existir idade limite para a realização da prova possibilita que estudantes menores de 18 anos e que ainda não concluíram o ensino médio, participem como um ENEM treineiro. Assim é possível se preparar para quando concluir os estudos de nível médio, fazer o exame novamente para obter uma nota que terá validade para concorrer a vagas em universidades públicas e privadas.

Você pode participar do ENEM quantas vezes quiser. Basta se inscrever com seus documentos pessoais, pagar o valor da taxa de inscrição e comparecer no local da prova nas datas e horários indicados no calendário disponibilizado pelo MEC.

Assim, a decisão de fazer o ENEM todos os anos, até que você ingresse na universidade é uma opção sua. Algumas instituições podem aceitar resultados apenas do último ENEM, enquanto outras aceitam a nota de provas passada. Ainda, os programas governamentais de bolsas e financiamentos também estipulam regras quanto a isso.

A dica é determinar o seu objetivo e consultar mais informações sobre a necessidade de fazer o ENEM todos os anos, ou não.

Validade da nota do ENEM para o Prouni

O ProUni é um programa criado pelo Ministério da Educação em 2004, seu objetivo é oferecer vagas em instituições de ensino particular por meio de bolsas de estudos de 50% e 100%, para estudantes de baixa renda de todo o território nacional.

Para se inscrever no programa, é obrigatória a participação da última edição do ENEM, com desempenho mínimo de 450 pontos na média geral enota da redação maior que zero. Vocênão pode ter diploma de curso superior e deve atender os requisitos cadastrais e socioeconômicos estipulado pelo programa:

  • possuir renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular com bolsa integral da instituição; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;

 

Também se enquadram as pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa e que sejam pessoa com deficiência. Professores da rede pública de ensino básico, em exercício.

Concorre a bolsa de 100% quem comprovar renda de até um salário mínimo e meio por membro da família. Todo processo é conduzido pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação.blog ead uniarp

Mas quanto tempo vale a nota do enem para o ProUni? A nota do ENEM tem validade de um ano. O programa não aceita notas de exame de anos anteriores, portanto, se você tem interesse em se inscrever no ProUni para disputar bolsas de estudos no ensino superior, se atente as datas divulgadas pelo MEC e participe da edição mais recente da prova para tentar classificação no ProUni.

estudante enem

Nota do ENEM e SiSU

O SiSU é uma plataforma online do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2010. Seu objetivo é oferecer vagas em instituições públicas de ensino superior através do ENEM. Hoje em dia, é a forma de ingresso que dispensa o vestibular nas universidades federais públicas. E mesmo sendo um projeto do Governo Federal, algumas universidades estaduais também aderiram ao SiSU como critério de seleção.

Na primeira década de funcionamento do SiSU, o sistema ganhou o status de maior aglutinador de vagas em graduação nas universidades públicas do país. O total de vagas ofertadas no ensino superior no mesmo período saltou de 10,7% para 43%. É o ENEM garantindo, mais uma vez, o acesso à educação superior de qualidade a milhares de brasileiros.

Pode participar do SiSU qualquer candidato que tenha feito a edição no ano anterior ao da candidatura. Por exemplo, o estudante que quer se candidatar para o SiSU 2020, precisa ter feito o ENEM de 2019 e ter obtido nota na redação maior que zero.

A inscrição é gratuita e é feita exclusivamente pelo site do SiSU. Para isso, é necessário informar seus dados cadastrais, o número de inscrição do ENEM e senha de acesso, escolher até duas opções de cursos entre as vagas disponíveis e aguardar o resultado. E se você cursou todo o ensino médio em escola pública, tem direito a se cadastrar pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012).

Então, quanto tempo vale a nota do ENEM para o SiSU? A resposta é um ano. A seleção para o SiSU acontece em dois momentos do ano: uma em janeiro e outra em junho. A primeira edição, costuma oferecer mais vagas do que a segunda edição. Fique atento as datas de candidatura divulgados pelo governo pois o período de inscrição costuma ser breve.

ENEM e Fies

As vagas oferecidas pelo ProUni e SiSU são disputadas por milhares de estudantes de todo o Brasil, o que faz com que a concorrência é grande seja grande. Uma alternativa a essas vagas é o Financiamento Estudantil, também conhecido como Fies, criado em 1999 com objetivo de financiar a graduação de estudantes que não podem pagar as mensalidades durante os estudos.

Assim como os demais programas apresentados neste artigo, o Fies também passou por atualizações ao longo do tempo. A última mudança aconteceu em 2020. Agora, o Novo Fies possibilita juros zero a quem mais precisa, além de disponibilizar também uma escala de financiamento que muda conforme a renda familiar do candidato.

E você, já pensou em financiar até 100% do seu curso de graduação em universidades particulares, usando a nota do ENEM? Pois saiba que isso é possível!

Para participar da seleção do FIES, é preciso atender a requisitos: não ter curso superior concluído, apresentar renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa, participar de uma das edições do ENEM (contando de 2010 em diante), atingir 450 pontos na média das provas do ENEM e não zerar a redação, além de apresentar demais documentações exigidas pelo financiamento.

O Novo Fies muda também as formas de pagamento do financiamento. O antigo formato de oferecido gerou um alto índice de inadimplência e, para solucionar, o governo reformulou a forma de pagamento em 2018.

No novo formato, os descontos das parcelas ocorrerão direto na folha de pagamento, após o aluno terminar o curso e conseguir entrar no mercado de trabalho com registro em carteira. E para quem optar por abrir uma empresa, a parcela será descontada automaticamente sobre o rendimento, com limite de desconto de até 10%.

O MEC abre inscrições para o FIES duas vezes ao ano, em geral acontece em fevereiro e julho. O cadastro é disponibilizado após a divulgação das notas do ENEM, SiSU e ProUni. O financiamento é a alternativa para os estudantes que não conseguiram vagas nos demais programas.

Mas então, você sabe por quanto tempo a nota do ENEM vale para o FIES? A nota não tem validade! Para concorrer ao financiamento o candidato pode usar notas de edições passadas, a começar pelo ano de 2010. A única exigência é ter tirado no mínimo 450 pontos na prova objetiva e não ter zerado a redação.

estudante escrevendo redacao

Quanto tempo vale a nota do ENEM nas faculdades particulares?

O uso da nota do ENEM para entrar em universidades particulares, tem sido a saída para os estudantes que sonham em conquistar o diploma do ensino superior, mas não têm condições financeiras de arcar com os pagamentos mensais ou por algum motivo não conseguiu contratar o Fies.

Algumas instituições de ensino aceitam a nota do ENEM como forma direta de ingresso. Neste formato, o candidato apresenta a nota do exame à universidade que pretende iniciar seus estudos e se a pontuação estiver acima do mínimo exigido, pode se matricular sem precisar fazer outro vestibular.

As regras para usar a nota do ENEM como um substituto do vestibular são estipuladas por cada universidade. Antes de se inscrever em algum curso de graduação, consulte se essa possibilidade é válida. Esse benefício pode ser usufruído em cursos da modalidade presencial, híbrido ou a distância. Além de substituir o vestibular, a nota do ENEM em universidades particulares pode virar bolsa de estudos de até 100% na mensalidade.

Essa é uma opção muito interessante para quem está decidido a ir atrás de seus sonhos. Geralmente, essas bolsas de estudos estão relacionadas à sua nota, que quanto maior, maior o desconto. Portanto, que tal voltar a estudar para conseguir uma nota melhor no ENEM? Analise essa possibilidade também.

Como consultar a nota do ENEM?

Entre a realização da ENEM e a publicação do resultado são 2 meses de espera. E para quem pretende usar a nota para entrar em alguma universidade, é também um momento de muita angústia.

A consulta da nota pode ser realizada diretamente no site do Inep e também pelo aplicativo do ENEM, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. É preciso usar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição para entrar no sistema e ter acesso a nota de cada uma das quatro áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Inicialmente, o participante tem acesso a nota da redação. E nos meses seguintes, geralmente em março, é divulgado a correção das 180 questões que compõem a prova do ENEM.

Ainda em seu login de acesso para consulta do ENEM, procure por Boletim de Desempenho Individual. Ele é um documento gerado pelo MEC que registra e comprova a pontuação do participantes em todas as provas do ENEM que você realizou.

Com base no que foi apresentado, é possível perceber a importância do ENEM na formação acadêmica do brasileiro. O Exame que foi criado para avaliar o nível de ensino da educação básica, virou a principal porta para a entrada de estudantes em universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Além disso, ele abriu mais vagas e ampliou o acesso ao ensino superior de qualidade para milhares de pessoas que conquistaram seus diploma.

Agora que você já sabe quanto tempo vale a nota do ENEM em programas disponibilizados pelo governo, como ProUni, SiSu e Fies, chegou a hora de ficar atento as datas de inscrição e garantir sua vaga no ensino superior.

Quer saber mais formas de ingressar na universidade? A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe oferece diversas oportunidades, inclusive utilizando a sua nota do ENEM. Confira agora mesmo!

New call-to-action

Inscreva-se

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.
BUY On HUBSPOT